Porto Novo: Edilidade coloca mercado de peixe entre as grandes realizações que estão a “transformar” o município

Porto Novo, 13 Nov (Inforpress) – A edilidade porto-novense destacou hoje o mercado de peixe, inaugurado há mais de um ano, na cidade do Porto Novo, Santo Antão, como sendo uma das “grandes realizações” ocorridas nos últimos três anos que estão a “transformar” o município.

Além do mercado, a autarquia destacou ainda, no seu boletim informativo, publicado para assinalar os três anos de mandato, a requalificação da orla marítima, o calcetamento de ruas, a estrada de acesso a Martiene e Tarrafal de Monte Trigo, os projectos sobre jovens agricultores da Casa de Meio e de bombagem e adução de água do Planalto Norte, entre outros.

Porém, o mercado de peixe, inaugurado em Setembro de 2022, está neste momento vazio, já que as peixeiras se recusam a exercer a sua actividade nesta infra-estrutura, que custou 20 mil contos.

Conforme constatou a Inforpress no local, as peixeiras continuam a vender o pescado nas ruas da cidade do Porto Novo, encontrando-se, por isso, o mercado de peixe vazio, apesar de oferecer “excelentes condições” para a venda do pescado, com 28 bancadas e câmara de frio.

As peixeiras que vinham, insistentemente, reivindicando um mercado de peixe, recusam-se a utilizar essa infra-estrutura construída pela edilidade, com o co-financiamento da cooperação luxemburguesa e do Ministério do Mar, alegando a “má localização”.

Nos anos 90, a autarquia construiu também um mercado de peixe na cidade do Porto Novo, desta feita, em Abufadouro, que não chegou a entrar em funcionamento, uma vez que as peixeiras negaram trabalhar nesse espaço, igualmente, devido à “má localização”.

A propósito, o primeiro secretário do PAICV (oposição) no Porto Novo, Jairson Tavares, acusou a edilidade de “falta de visão” na localização do mercado de peixe, que, disse, “continua completamente vazio”, 14 meses após a sua inauguração.

O líder local do PAICV entende que se a edilidade tivesse ouvido os porto-novenses o mercado teria sido localizado no local apropriado, pondo em causa a localização deste espaço, que fica no bairro de Covoada, na cidade do Porto Novo.

JM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos