Porto Novo: Criadores zona Sul do Porto Novo com “grandes dificuldades” para conseguir água para o gado – representante

Porto Novo, 04 Mai (Inforpress) – Os 30 criadores de gado na zona Sul do município do Porto Novo, em Santo Antão, enfrentam, há quase um mês, “grandes dificuldades” para conseguir água para os seus animais, segundo o seu representante, Irineu da Luz.

O porta-voz dos criadores nessa zona, muita afectada pela seca, explicou que, desde os princípios de Abril, a classe tem estado a braços com a escassez de água para o gado, uma situação que, avisou, veio “complicar ainda mais a vida das famílias”, cujo sustento depende, exclusivamente, da pecuária.

Desde o surgimento da pandemia do novo coronavírus no País, que levou as autoridades a tomarem medidas restritivas para se evitar a propagação da doença, os criadores de gado da zona Sul, à semelhança dos colegas pastores no Planalto Norte e zona baixa da cidade do Porto Novo, têm enfrentado, também, problemas na comercialização do queijo, avançou Irineu da Luz.

O abastecimento de água aos criadores no concelho do Porto Novo é assegurado através de auto-tanques pela câmara municipal e pela delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), instituições que procedem ao transporte com redução dos custos na ordem dos 50 e 75 por cento (%), respectivamente.

Porém, o auto-tanque do MAA encontra-se, nesta altura, avariado, podendo ficar operacional ainda esta semana, segundo o delegado deste ministério neste concelho, Joel Barros, que garantiu que vai analisar com a edilidade porto-novense a forma de levar água aos criadores na zona Sul do Porto Novo.

Joel Barros esclareceu aos criadores que, quando acontece situações do tipo, devem dirigir-se à delegação do MAA para que esta possa programar a deslocação da sua viatura, sugerindo, “uma vez mais”, aos pastores na zona Sul do Porto Novo que se organizem por forma a facilitar o contacto com este ministério, que tem estado a garantir 75% do custo de transporte.

Segundo este responsável, o atendimento aos criadores é feito em função do pedido dos interessados que, depois de comprarem a água na câmara municipal, devem contactar a delegação do MAA para solicitar o transporte, que é feito de acordo com a disponibilidade do único auto-tanque existente.

O serviço autónomo de água da câmara do Porto Novo tem estado, também, a fornecer água aos criadores no concelho, com um desconto de 50% no preço, medida que passou a vigorar a partir de Abril e que se prolonga por um período de seis meses.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos