Porto Novo, 12 Nov (Inforpress) – Os criadores de gado no Planalto Norte, Porto Novo, na ilha de Santo Antão, esperam mais de dois meses para conseguir água para os seus animais, informou hoje o porta-voz da classe, Aníbal Lima.
Aníbal Lima explicou que a situação se deve ao facto da única viatura autotanque do Ministério da Agricultura e Ambiente neste concelho ser insuficiente para atender às solicitações da classe, considerando que o “problema de água” constitui a “principal população” dos pastores no Planalto Norte, nesta altura.
“Neste momento, a nossa principal preocupação é a falta de água. Passamos mais de dois meses à espera do autotanque do MAA. Somos muitos criadores de gado para um único camião autotanque”, avisou a mesma fonte, para quem os pastores do Planalto Norte têm conseguido, para já, comprar ração.
Porém, alguns criadores neste planalto, abordados pela Inforpress, dizem que estão a ter dificuldades para manter os seus animais, dado à falta de chuva, aliada ao preço elevado da ração.
António Neves disse que os criadores estão numa “situação muito difícil” por causa da falta de água e de pasto, uma preocupação partilhada também pelo colega Luciano Santos.
Existem em todo o concelho do Porto Novo perto de 27 mil cabeças de gado distribuídas por cerca de 500 criadores.
JM/ZS
Inforpress/Fim