Porto Novo: Central fotovoltaica do Monte Trigo não atende necessidades das famílias locais

Porto Novo, 27 Set (Inforpress) – A central fotovoltaica do Monte Trigo, no concelho do Porto Novo, Santo Antão, não tem conseguido atender às necessidades das 75 famílias dessa localidade.

Os moradores dizem-se “preocupados” com a situação desta central que, apesar dos investimentos realizados, em 2020, pelo Governo na reposição das baterias, não está a responder às necessidades desta comunidade, que pedem o reforço desta infra-estrutura eléctrica.  

A Associação Comunitária do Monte Trigo alerta, também, para o facto de a central fotovoltaica, inaugurada em 2012, não estar a conseguir disponibilizar energia eléctrica durante 24 horas por dia, situação que, avança, está a inquietar os quase 400 habitantes.  

A representante desta associação, Rosa Miranda, disse que a central tem sido, ultimamente, incapaz de assegurar a energia eléctrica de forma ininterrupta, o que está, de facto, a preocupar a população local, que pede novos investimentos nessa unidade.

A autarquia porto-novense reconhece que os habitantes estão a precisar de “mais energia”, admitindo que a potência energética, instalada, em 2012, em Monte Trigo, aquando da inauguração da central fotovoltaica, “já não é suficiente para dar resposta às necessidades da comunidade”.

Também, a empresa Águas da Ponte Preta confirma que os problemas de energia eléctrica por que passa a aldeia piscatória de Monte Trigo têm a ver com “o aumento da demanda” por parte da população local.    

 A Águas da Ponta Preta, que têm apoiado a edilidade porto-novense na gestão da central eléctrica em Monte Trigo, explica, também, que esta situação se deve ao “aumento de consumo”.

Monte Trigo dispõe, desde 2012, de uma unidade de produção de energia fotovoltaica com potência de 39 kWp para fornecimento de energia eléctrica à população, reforçada, recentemente, com investimentos por parte do Governo à volta de oito mil contos na reposição das baterias.

JM/HF

Inforpress/Fim 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos