Porto Novo: Boas perspectivas para agricultura em Ribeira da Cruz com aumento da disponibilidade de água

Porto Novo, 30 Mar (Inforpress) – Os agricultores em Ribeira da Cruz, Porto Novo, Santo Antão, anteveem “boas perspectivas” para a agricultura nesse vale, com a operacionalização, em breve, do segundo furo de água, executado no quadro do programa de mitigação da seca.

A entrada em funcionamento do furo está a depender do seu equipamento, algo que deve acontecer “a qualquer momento”, segundo o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), já que já foram adquiridos os painéis solares que vão ser instalados nessa mesma perfuração.

Assim como aconteceu com o primeiro furo, este vai ser, também, equipado com um sistema fotovoltaico solar para a produção de água a um custo reduzido, para a satisfação dos agricultores locais, que realçam o facto do referido furo possibilitar o aumento da disponibilidade de água para rega, em Ribeira da Cruz.

O vale da Ribeira da Cruz, um dos maiores produtores de cenoura em Santo Antão, é tido como “uma referência” a nível da agricultura em Cabo Verde, sobretudo pela aposta no sistema de rega gota a gota, com uma cobertura de mais 90 por cento (%).

Os produtores da Ribeira da Cruz e das zonas limítrofes vão poder, dentro de pouco tempo, exportar os excedentes para as ilhas turísticas do Sal e Boa Vista, com entrada em funcionamento do entreposto agrícola, já instalado nessa localidade.

Saliente-se que, ainda no decorrer do primeiro semestre deste ano, todos os sistemas de produção de água para agricultura no Porto Novo estarão equipados com painéis solares.

JM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos