Porto Novo: Autarquia garante ter novos projectos para o sector das pescas

Porto Novo, 12 Nov (Inforpress) – A Câmara Municipal do Porto Novo, Santo Antão, tem “novos projectos” para as pescas, que serão conhecidos “nos próximos dias”, informou o vereador que responde pelo pelouro de desenvolvimento económico local, Valter Silva.

Além do mercado de peixe em construção, que, segundo o vereador, faz parte de um “grande programa” de modernização e inovação do sector das pescas no Porto Novo, já está a ser implementado um programa de capacitação dos operadores, que começou, esta semana, com uma formação para peixeiras. 

“Temos mais novidades e mais projectos para o sector das pescas nos próximos dias”, anunciou a mesma fonte. 

No âmbito do plano estratégico de desenvolvimento sustentável do município 2020 – 2030, Porto Novo está a ser contemplado com “um grande programa” no domínio das pescas, que consiste na modernização e inovação do sector.

O programa, conforme uma nota da edilidade porto-novense, contempla “projectos muito concretos”, desde o cais de pesca, passando pela formação dos pescadores, construção do mercado de peixe e criação de canais de distribuição.

Para 2022, a autarquia prevê investir quase 20 mil contos no “empoderamento do sector”, na operacionalização do mercado de peixe e na construção de abrigos de suporte à actividade pesqueira no concelho. 

Entretanto, os pescadores no Tarrafal de Monte Trigo, interior do município, dizem que a pesca nesta comunidade está em “situação de abandono” e cobram do Governo os investimentos prometidos.

O presidente da associação local dos pescadores, Isaías Pires, disse que as principais preocupações da classe incidem, sobretudo, na conservação do pescado.

Há “mais de um ano” que a unidade de produção de gelo está avariada, estando os pescadores a deparar-se com “sérias dificuldades” em termos de conservação do pescado, conforme este representante.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos