Porto Novo: Autarca lembra que estrada para Dominguinhas (Alto Mira) é “um compromisso” do Governo

Porto Novo, 24 Dez (Inforpress) – A estrada de acesso a Dominguinhas, Alto Mira, Porto Novo, “é, sim, um compromisso do Governo”, que será construída “a seu tempo”, acredita o presidente da câmara, que enaltece a “aposta” do Executivo no desencravamento do município.

“A estrada para Dominguinhas é, sim, um compromisso do Governo”, lembrou Aníbal Fonseca, que acredita que, ” a seu tempo”  essa zona agrícola, encravada no interior do vale de Alto Mira, será desencravada, à semelhança do que está a acontecer com outras localidades deste concelho com “potencial” a nível da agricultura.

O autarca realça a “aposta” que o Governo está a fazer no desencravamento das zonas isoladas em toda a ilha de Santo Antão, destacando a estrada de acesso a Tarrafal de Monte Trigo, que, acredita, ficará concluída “dentro de cinco meses”.

Chã de Branquinho e Martiene são outros vales agrícolas que, no decorrer de 2020, ficarão desencravados no quadro de um pacote de estradas que está a ser implementado em Santo Antão, financiado pelo Governo de Cabo Verde.

Sem estrada, a actividade agrícola em Faial e Dominguinhas pode estar a correr riscos, avisam os agricultores, que têm sido obrigados a transportar os seus produtos no lombo dos animais como burros e mula.

Devido ainda ao isolamento, estas zonas estão a perder a sua população, com “grande incidência” para os jovens, e isso faz com que essas localidades de grande potencial agrícola estejam a perder “a força do trabalho”,  segundo os lavradores Elsa Fortes e António Duarte.

No caso de Dominguinhas, o delegado municipal em Alto Mira, Armindo Cosmo, estima que cerca de 70 por cento (%) dos jovens terão abandonado a zona, nos últimos anos, por causa do isolamento.

A Associação dos Agricultores em Alto Mira, através do seu presidente, Jailson Neves, partilha da “preocupação” dos lavradores de Faial e Dominguinhas, onde vivem ainda 50 famílias, cujo sustento depende da agricultura.

JM/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos