Porto Novo/Ano agrícola: MAA garante água a dezenas de criadores da zona baixa até final do ano

Porto Novo, 20 Set (Inforpress) – O Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) garantiu hoje que, até final deste ano/princípios de 2022, estará concluído o projecto que visa disponibilizar água a cerca de 70 criadores na zona baixa do Porto Novo, em Santo Antão.

O delegado deste ministério no Porto Novo, Joel Barros, explicou que houve a necessidade de se proceder à reprogramação dos projectos neste município, por causa da covid-19, mas que, quanto a este [projecto] relativo ao abastecimento de água aos criadores na zona baixa deste concelho, tudo fica concluído até final deste ano ou no arranque de 2022.    

O projecto, que ultrapassa os oito mil contos e que abarca quase 70 criadores de gado, consiste na melhoria das condições de abastecimento de água ao efectivo pecuário, através da instalação de uma estação de bombagem e construção de um reservatório de água na Ribeira Brava, bem como da ligação de água aos currais na Ribeira de Tortolho.

Em ambas as localidades já existem furos equipados com painéis solares, no âmbito dos planos de mitigação da seca neste município e os investimentos vão atenuar o problema de água enfrentados pelo “bom número de criadores de gado” existente na zona baixa do Porto Novo.

A associação dos criadores de gado tem estado a alertar para as dificuldades da classe na aquisição de água para os animais, uma vez que a única viatura autotanque existente não consegue atender às necessidades dos cerca de 500 criadores existentes em todo o concelho.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos