Porto Novo, 08 Nov (Inforpress) – Água para consumo público e para a agricultura é “cada vez mais escassa” no vale agrícola de Alto Mira, no interior do município do Porto Novo, alertou hoje o representante dos agricultores locais, Idarlino Fortes.
O presidente da Associação dos Agricultores de Alto Mira, informou que esta situação deve-se à “diminuição drástica” do caudal das nascentes na parte mais alta desse vale, por causa da seca que afecta o concelho do Porto Novo nos últimos cinco anos.
A crise de água para o abastecimento e actividade agrícola é mais sentida no terceiro povoado e na zona de Faial, onde os moradores passam até duas semanas privados de água, explicou este responsável.
Em relação à agricultura, presidente da Associação dos Agricultores de Alto Mira, Idarlino Fortes, ele próprio agricultor, avisou que esta actividade está em risco na zona mais alta de Alto Mira, devido à redução do caudal das nascentes, exortando uma vez mais o Governo a apostar na prospecção de água subtérrea no vale.
Lembrou que há “mais de ano” os agricultores locais enviaram um abaixo-assinado ao Ministério da Agricultura e Ambiente a pedir a execução de um furo no Terceiro Povoado para amenizar a crise de água para rega nessa zona e em Faial.
JM/AA
Inforpress/Fim