Porto Novo: Agricultores de Jorge Luís preocupados com estragos causados pelas chuvas

Porto Novo, 05 Out  (Inforpress) – As recentes chuvas ocorridas no Porto Novo, Santo Antão, deixaram estragos em Jorge Luís, um dos vales agrícolas deste município, situação que preocupa os agricultores, os quais clamam pela intervenção do Ministério da Agricultura e Ambiente.

O presidente da Associação dos Agricultores de Jorge Luís, Jair Baptista, explicou que se trata de danos a nível de terrenos agrícolas e nas captações de água que precisam ser reparados, acreditando que este ministério vai apoiar os lavrados na recuperação dos terrenos e das infra-estruturas.

O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, no quadro de uma visita a partir de hoje a Santo Antão, tem programado uma deslocação ao interior do concelho do Porto Novo, sendo um dos pontos da agenda contactos com os agricultores de Jorge Luís.

O propósito, de acordo com o programa da visita, é inteirar-se dos estragos provocados pelas chuvas na localidade.

Ainda no interior do Porto Novo, Gilberto Silva vai estar no Planalto Norte para avaliar o andamento das obras do projecto de abastecimento de água a esse planalto, co-financiado pelo Governo, através do seu ministério.

Em Jorge  Luís, a aposta do Ministério da Agricultura e Ambiente tem sido na instalação da rega gota a gota, que já abarca três dezenas de agricultores locais.

Esses lavradores já  conseguem irrigar as suas parcelas com recurso ao sistema de micro irrigação, que permite maximizar água e sua utilização de forma eficientemente, segundo Jair Baptista.

A instalação de rega gota a gota em Jorge Luís insere-se no quadro do programa de massificação deste tipo de irrigação no concelho do Porto Novo, sistema que já abrange cerca de 120 hectares de terrenos agrícolas.

Ainda para este ano, este ministério, segundo o delegado no Porto Novo, Joel Barros, vai contemplar mais de 60 agricultores distribuídos pelas localidades de Chã de Mato/Ponte Sul, Tarrafal de Monte Trigo e Manuel Lopes, com rega gota a gota.

JM/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos