Porto Novo: 14 mil litros do grogue de Tarrafal de Monte Trigo vão ser exportados para França até Dezembro – produtor

Porto Novo, 02 Jun (Inforpress) – Quatorze mil litros da aguardente produzida em Tarrafal de Monte Trigo, em Santo Antão, serão exportados, ainda no decorrer de 2019, para a França, mercado onde o produto está a ser comercializado há quase um ano.

A exportação do grogue do Tarrafal de Monte Trigo para França está a cargo da empresa “Música & Grogue”, criada, precisamente, para conservar, promover e exportar a aguardente que se produz nesse vale do interior do concelho do Porto Novo.

Simão Évora, produtor e representante dessa empresa, avançou que a exportação do grogue e derivados com marca Tarrafal de Monte Trigo, vai aumentar, de forma significativa, ainda no decorrer deste ano, em que a previsão é exportar 14 mil litros do produto para França.

O produtor garante que tem chegado ao mercado francês “um grogue de maior qualidade” que está a conquistar a preferência dos consumidores nesse país.

Também, em outras localidades do município do Porto Novo, como em Ribeira da Cruz, os fabricantes do grogue estão a modernizar a sua actividade, apostando no engarrafamento do produto, com vista à sua exportação para Europa e Estados Unidos da América.

A Associação dos Municípios de Santo Antão garante que, ainda em 2019, o grogue que se produz nesta ilha, à volta de dois milhões de litros por ano, vai ser “devidamente certificado”.

A certificação do grogue de Santo Antão deve-se à operacionalização do laboratório do centro de transformação agro-industrial de Afonso Martinho, em Ribeira Grande, e à aquisição de um cromatógrafo, financiado pelo Governo, em seis mil contos.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos