Paróquia de São Vicente celebra Missa do Galo com mensagem de se tentar um “novo dinamismo” – padre Paulo

Mindelo, 24 Dez (Inforpress) – A Paróquia de São Vicente celebra na noite de hoje a missa do Galo, que pretende passar a mensagem de “deitar tudo de velho para trás e tentar um novo dinamismo”, conforme padre Paulo Vaz.

Segundo o pároco avançou à Inforpress, a eucaristia de celebração do nascimento de Jesus está marcada para a partir das 21:00, na paróquia de São Vicente, em Monte Sossego, para os fiéis de toda a ilha de São Vicente.

“O Natal nos convida a seguir Jesus e nos deixarmos contagiar pela luz, alegria e sua graça”, sublinhou Paulo Vaz, para quem é preciso que as pessoas “se iluminem pela luz de Belém e optem por deixar tudo de velho para trás e tentar um novo dinamismo”.

Uma mensagem, conforme a mesma fonte, destinada, “principalmente, aos marginalizados e aos que sofrem e que não podem celebrar esta data da melhor forma”.

Questionado pela Inforpress quantas pessoas são esperadas para a Missa de logo mais à noite, padre Paulo Vaz assegurou ser “imprevisível”, uma vez que surgiu uma “moda” em Cabo Verde de se fazer ceia e então esta tem sido colocada em primeiro lugar, em vez de ir à igreja.

“Uma vez, a Missa de Galo era muito concorrida em Cabo Verde, mas agora as pessoas preferem as ceias em casa e esquecem-se que o principal é fazer a ceia com Deus na igreja”, lançou, acrescentando que outros católicos, no Mindelo, também têm preferido ir à igreja mais cedo, nas igrejas dos Salesianos ou Capuchinhos, ou ir no próprio dia de Natal, na Paróquia de Nossa Senhora da Luz.

Quanto à missa de Natal, esta vai ser celebrada pela Bispo Dom Ildo Fortes nesta igreja matriz, pelas 10:30, segundo a mesma fonte.

Entretanto, nas últimas horas da tarde de hoje, os mindelenses fazem as últimas compras e terminam os preparativos para o jantar de ceia, que, normalmente, costumam passar em família.

Por causa disso, os supermercados e outras lojas conhecem por esta altura um movimento diferente, muito também por compra das últimas prendas a serem oferecidas.

LN/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos