PAICV crítica câmara por estar a transformar espaços públicos em produtos transacionáveis

Cidade da Praia, 09 Abr (Inforpress) – O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PACIV-oposição) críticou hoje a câmara municipal de transformar os espaços públicos em produtos transacionáveis na lógica de quanto mais receitas entrar na autarquia melhor será para a cidade.

O presidente da Comissão Política Regional de Santiago Sul do partido, Carlos Tavares, mostrou-se hoje preocupado com a lógica dos negócios da Câmara Municipal da Praia que, no seu entender, tem lesado de forma irresponsável o interesse público dos munícipes.

Segundo este responsável, a filosofia própria desta autarquia é transformar espaços públicos em produtos transacionáveis na lógica de fazer negócios, ou seja, quanto mais receitas entrar melhor, deixando para trás o facto de que os espaços públicos são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Para este responsável, o projecto de requalificação da Praça de Palmarejo concessionado a um privado irá descaracterizar completamente todo o seu conceito de praça, sendo que 70% da área seria ocupada por edifícios e apenas 30% será destinado a espaços livres, verdes e de lazer.

“A zona de Palmarejo não precisa de mais centros comerciais porque à volta da praça existe cerca de 15 a 20 bares, entre 10 a 15 mini mercados e várias lojas. O bairro precisa sim de uma praça com espaços verdes e de lazer para que a população tenha mais qualidade de vida”, reconheceu.

Por outro lado, considerou que as construções na orla marítima da Gambôa, kebra Kanela, e Prainha é mais um acto de transformação de espaços em produtos pela qual a câmara está habituado a fazer, tem contribuído com impactos negativos a nível paisagísticos, ambiental e limitado o uso das praias por parte dos familiares e munícipes.

Para concluir disse que a abordagem desta câmara tem que mudar para o bem da Cidade da Praia, porque se continuar nessa senda os recursos serão delapidados e os patrimónios danificados e pagos pelos munícipes.

AV/FP

Inforrpess/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos