OMCV promove workshop para apresentação da carta europeia do turismo sustentável nas áreas protegidas

Cidade da Praia, 14 Nov (Inforpress) – A Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) promove esta segunda-feira, 15, um workshop para a apresentação da carta europeia do turismo sustentável nas áreas protegidas e identificação de elementos que possam ser adaptados à realidade de Santiago.

Em declarações à Inforpress, a coordenadora nacional do projecto “Apoio a micro empreendedorismo feminino ambientalmente sustentável no sector do turismo rural visando a Resiliência dos sectores vulneráveis”, Eloisa Cardoso avançou que o workshop será dirigido por dois consultores internacionais que estão em Cabo Verde em representação da Unesco.

“Os consultores estão aqui para fazer um trabalho juntamente com os técnicos do Ministério da Agricultura e Ambiente, guias turísticos e algumas entidades ligadas ao sector do turismo rural, para abordar que elementos poderão ser adaptados à nossa realidade”, referiu.

O evento, que decorre na sede do Parque de Serra Malagueta, segundo esta responsável, tem por objectivo promover a partilha de experiências no que se refere às ações realizadas, visando promover um turismo sustentável nas áreas protegidas em Cabo Verde.

“Temos de ver através da partilha das experiências o que serve para nós como referência e o que pode ser adaptado à nossa realidade para podermos desenvolver um turismo sustentável na nossa área protegida porque outras experiências poderão nos ajudar a trabalhar melhor”, realçou, salientando que o projecto abrange as ilhas de Santo Antão, Fogo e Santiago.

Apontou, por outro lado, a necessidade de se apostar na formação das comunidades para prestação de serviços de qualidade na área do turismo rural, famílias preparadas com espaço adequados e preparados para receber os turistas e capacidade de venda dos produtos turísticos e parcerias entre as agências e operadores turísticos nacionais e internacionais como principais desafios a serem ultrapassados.

O workshop será dirigido por consultores internacionais e conta com a presença do delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente, os pontos focais das câmaras municipais de Calheta e Tarrafal, os técnicos do Parque Natural, guias turísticos de Tarrafal e técnicos da OMCV.

O projeto “Apoio a Micro Empreendedorismo Feminino Ambientalmente Sustentável no âmbito do Turismo Rural Visando a Resiliência dos Setores Vulneráveis” é financiado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento e está a ser implementado nas ilhas de Santiago, Fogo e Santo Antão, e já beneficiou cerca de 400 pessoas, a maioria mulheres.

O projecto tem ainda como finalidade melhorar as condições de vida das pessoas nas zonas rurais marginais, com especial atenção para o empoderamento das mulheres, a igualdade e equidade do género e a sustentabilidade ambiental.

CM/JMV
Inforpress/Fim.

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos