OE 2024: Presidente da República não comenta ainda mas diz esperar um debate aprofundado sobre a proposta

Cidade da Praia, 28 Out (Inforpress) – O Presidente da República de Cabo Verde negou hoje pronunciar-se ainda sobre o Orçamento de Estado 2024 (OE), afirmando que vai fazê-lo no devido tempo, para não antecipar o debate no parlamento, que espera ser aprofundado.

José Maria Neves reagia assim à imprensa, quando convidado a comentar sobre este documento, ainda em debate, entre os partidos, o Governo, e os parceiros sociais, à margem de uma visita à feira “Amor em Ação”, promovida pelos Jovens com Uma Missão (JOCUM) e parceiros, no bairro de Eugénio Lima.

“Tenho ouvido as reivindicações, o posicionamento dos diferentes partidos políticos. É bom que cada um hoje expresse as suas posições claramente e que haja um debate aprofundado do orçamento”, afirmou, prometendo pronunciar-se no devido tempo, para não antecipar o debate que vai ter lugar no parlamento.

Questionado também sobre as ondas de manifestações e greves anunciadas por várias classes profissionais, o Presidente considerou que são importantes numa sociedade democrática, pois é destas que nasce a luz.

“Então as pessoas que tiverem reivindicações devem ter espaços para os fazer, as decisões públicas devem ser justificadas, e deve haver espaço para o debate, espaço para contra-argumentação e para a discussão pública de todas as questões”, disse.

Pois segundo argumentou, na governança não há questões tabus, não há segredos de negócio, e tudo deve ser discutido, daí sublinhar que é natural que haja este “debate” que está a ter lugar na sociedade cabo-verdiana.

O Orçamento do Estado para 2024 de Cabo Verde, com o valor exacto de 85.948.752.206 de escudos, segundo explicou o ministro das Finanças, Olavo Correia, tem como principais pilares a busca pela estabilidade económica, a promoção de reformas e investimentos para criar empregos e o compromisso com a protecção dos mais vulneráveis, visando o desenvolvimento sustentável e a coesão social no país.

ET/JMV
Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos