Cidade da Praia, 01 Mai (Inforpress) – O músico, poeta, intérprete e compositor cabo-verdiano Kaká Barbosa morreu hoje na cidade da Praia aos 73 anos, confirmou à Inforpress o presidente da Sociedade Cabo-Verdiana de Autores (SOCA).
Daniel Spínola disse em declarações telefónicas que Kaká Barbosa, que se encontrava “adoentado”, faleceu na manhã de hoje, 01 de Maio, no Hospital Agostinho Neto, 48 horas depois de ser internado.
Kaká Barbosa ou Carlos Alberto Lopes Barbosa nasceu em 1947 na ilha de São Vicente, mas viveu toda a sua infância e juventude em Santa Catarina – Vila de Assomada, ilha de Santiago.
O seu interesse pela música surgiu com instrumentos musicais que tinha em casa e dali começou a experimentar e a dedicar-se mais a essa arte.
Além de músico, é poeta, intérprete e compositor de temas marcantes, muitos deles gravados nas rádios e em disco.
Tem cinco obras publicadas sendo três escritas em crioulo cabo-verdiano “Vinti Xintido”, “Son di ViraSon” e “Konfison na Finata” e duas em português “Chão Terra Maiamo” e “Cântico às Tradições”.
É sócio fundador e membro do conselho de administração da SOCA. Foi deputado da Nação da VI e VII legislaturas.
Em Fevereiro último, Kaká Barbosa disse à Inforpress que estava comovido por ser um dos homenageados da SOCA, durante uma gala que aconteceu na Assembleia Nacional, cidade da Praia.
GSF/CP
Inforpress/Fim