Óbito: Faleceu Dona Dulce, figura de proa do Carnaval mindelense – Estrela do Mar

Mindelo, 29 Jan (Inforpress) – A antiga carnavalesca mindelense Dona Dulce, Dulce Lima, faleceu hoje, no Mindelo, deixando a festa mindelense de luto pela perda de uma das figuras de proa, afirmou o actual presidente do grupo Estrela do Mar.

Segundo Júlio do Rosário, actual presidente do grupo que Dona Dulce ajudou a fundar, a sua morte significa uma “perda irreparável” tanto para o “Estrela do Mar”, como para toda a comunidade carnavalesca sanvicentina.

“Dona Dulce é uma figura de proa, figura top do Carnaval do Mindelo e que deu toda a sua capacidade e criatividade para o seu engrandecimento deste Carnaval”, considerou a mesma fonte à Inforpress.

Júlio do Rosário lembrou que a última vez que a carnavalesca desfilou foi em 2012, a propósito de uma homenagem feita no desfile oficial do grupo Estrela do Mar, e agora, com o falecimento, já estão a analisar fazer um tributo a título póstumo, que vai ser discutido com a Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente (LIGOC-SV).

Também como forma de honrar a memória da senhora que foi por vários anos presidente e impulsionadora do grupo, a direcção da agremiação decidiu também cancelar os ensaios de hoje.

Quem também cancelou os ensaios desta segunda-feira é a Escola de Samba Tropical, que, em comunicado, disse ser “com profunda tristeza e enorme consternação” que tomou conhecimento do desaparecimento físico da Dona Dulce Lima, “a eterna marinheira Dulce, figura incontornável do Carnaval mindelense, do Grupo Estrela do Mar e amiga desde a primeira hora da nossa Escola de Samba Tropical”.

“À toda a família enlutada e à agremiação Grupo Carnavalesco Estrela do Mar, endereçamos os nossos mais sentidos pêsames, neste momento de dor”, lê-se no comunicado.

Entretanto, nos últimos anos, o Carnaval mindelense tem perdido algumas figuras de destaque às vésperas dos desfiles, entre estes a Dona Lili Freitas, fundadora do grupo Vindos do Oriente, falecida a 22 de Janeiro de 2022, também a sua filha Cely Fortes, que morreu a 20 de Fevereiro de 2023 e agora Dona Dulce.

LN/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos