Novo PR: Presidente da câmara espera que o novo PR ajude São Vicente a ultrapassar crise através de magistratura de influência (c/áudio)

Mindelo, 08 Nov (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Vicente disse hoje à Inforpress que espera que o novo Presidente da República utilize a sua magistratura de influência para ajudar a ilha a ultrapassar a crise e na retoma pós-pandemia.

Segundo Augusto Neves, o novo Presidente da República, José Maria Neves, é uma pessoa com “grande capacidade” e um cabo-verdiano com uma “experiência enorme”, pelo que, irá exercer a sua magistratura com “muita qualidade”.

“Espero que com a sua magistratura de influência nos ajude a ultrapassar esse momento de dificuldade, fundamentalmente, naquilo que chamamos a retoma de pós-pandemia em que nós teremos de recomeçar. Espero que ele seja um parceiro e que nos ajude, junto com o Governo, a melhorar a qualidade de vida dos sanvicentinos”, prognosticou o autarca.

O autarca também disse que esperar que José Maria Neves seja “um bom Presidente para todos” os cabo-verdianos e que ele “desempenhe bem” as suas funções.

José Maria Neves foi eleito Presidente da República de Cabo Verde, à primeira volta, com 51,7% dos votos, nas sétimas eleições presidenciais realizadas no dia 17 de Outubro deste ano e vai substituir Jorge Carlos Fonseca, que deixa o cargo depois de cumprir dois mandatos.

No ano 2000 foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina e, no mesmo ano, ganhou o Congresso e foi eleito presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

A 14 de Janeiro de 2001 ganha as eleições legislativas, tendo sido indigitado para o cargo de primeiro-ministro pelo então Presidente da República, António Mascarenhas Monteiro.

José Maria Neves fez três mandatos como primeiro-ministro, tendo governado o País de 01 de Fevereiro a 22 de Abril de 2016. Exerceu, ainda, as funções de Ministro da Defesa e de Ministro das Finanças e Planeamento.

Depois de deixar o cargo de chefe do Governo, José Maria Neves, que é quadro do antigo Instituto Superior de Educação, transformado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), passou a dedicar-se à docência, e em 2018 criou a Fundação José Maria Neves.

A cerimónia de empossamento do quinto Presidente da República de Cabo Verde está prevista para esta terça-feira, na Assembleia Nacional.

CD/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos