Novo Campus Universitário na Praia entregue à Uni-CV esta segunda-feira

Cidade da Praia, 03 Out (Inforpress) – O Governo procede esta segunda-feira ao acto de entrega do Novo Campus Universitário à Universidade de Cabo Verde, uma infra-estrutura construída de raiz e orçada em 5,6 milhões de contos.

De acordo com o comunicado de imprensa enviado à Inforpress, o Novo Campus da Universidade de Cabo Verde foi construído e financiado pela China, visando dotar a universidade pública de Cabo Verde de melhores infra-estruturas físicas e condições de funcionamento e projectado para receber 4.890 estudantes e 476 docentes.

“Trata-se da maior obra da costa ocidental africana, ocupando uma área de 28.000 metros quadrados na zona do Palmarejo Grande, arredores da capital, com um total de 18 edifícios e 61 salas de aula, 16 laboratórios informáticos, 34 laboratórios e biblioteca com oito salas de estudo”, lê-se na nota.

Conforme a nota, o referido campus, cuja primeira pedra da obra foi lançada oficialmente em 20 de Junho de 2017, conta ainda com uma residência de estudantes com 142 quartos e cinco auditórios com capacidade para 150 lugares.

Integra igualmente um salão multiuso com 654 lugares, edifícios de administração, edifícios pedagógicos, centro de serviços, incluindo refeitórios, e campos desportivos.

Além de financiar esta obra, a China também instalou em 2015 o Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde, instituição que promove a extensão universitária, através da língua e da cultura chinesas.

O novo campus universitário é uma das muitas obras emblemáticas financiadas e construídas pela China no âmbito da cooperação bilateral com Cabo Verde, estabelecida em 1976, no segundo ano da independência do país africano, ocorrida a 05 de Julho de 1975.

As novas instalações deveriam ficar concluídas em Julho de 2020, para iniciar aulas em Outubro do mesmo ano, mas devido à pandemia da covid-19 teve um ano de atraso.

Com 14 anos de existência, a Universidade de Cabo Verde tem três polos de ensino, nomeadamente na Praia e em Assomada, todos na ilha de Santiago, e um na ilha de São Vicente, com mais de 4 mil estudantes, em cursos profissionalizantes, licenciaturas, especializações, mestrados e doutoramentos.

A cerimónia de entrega será presidida pelo ministro da Educação, Amadeu Cruz, e a reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Nascimento, no Centro de Convenções da Uni-CV, em Palmarejo Grande, às 15:00.

CM/ZS

Inforpress/Fim.

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos