MpD considera que obras trarão “enormes impactos” no Sal e na economia nacional

Cidade da Praia, 25 Mar (Inforpress) – O MpD considerou hoje que o facto do Sal estar transformado “num autêntico estaleiro de obras” faz com que estas infra-estruturas “melhorem significativamente” a situação económica e as condições de vida dos salenses com “enormes impactos” na economia nacional.

O deputado Francisco Correia fez estas constatações em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, no final de uma visita de dois dias do grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD – poder), à ilha turística, a segunda realizada nesta IX legislatura.

Este parlamentar, eleito pelo círculo eleitoral do Sal, apresentou o diagnóstico das realizações do Governo no Sal em parceria com a Câmara Municipal, tendo referido que as obras do Centro de Saúde da cidade de Santa Maria, financiadas na totalidade pelo Governo, trarão serviço de qualidade aos utentes.

Do encontro com a direcção da Empresa de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA), o grupo parlamentar do MpD nteirou-se dos projectos em curso e a implementação “hub” aéreo, e saiu convicto que trarão uma dinâmica no tráfego aéreo, transformando a ilha numa “autêntica placa giratória” de passageiros entre África, Europa e América.

Sublinhou, por outro lado, que a obra no Pedonal 1 de Junho irá transformar a infra-estrutura em mais um “ex-libris” de Santa Maria, ao dinamizar a economia da ilha, transformando-a num “autêntico centro comercial a céu aberto”, e ressalvou que a requalificação da zona de investimento imobiliária António Sousa, em Santa Maria, servirá como “chamariz” aos outros investidores.

Francisco Correia garantiu que o Estádio Municipal “Djidjuca” vai receber brevemente relva sintética certificada pela FIFA, numa perspectiva de massificação do desporto, visando alargar a opção de espaços desportivos para jovens de Santa Maria, assegurando, entretanto, que a edilidade espera obter apoio financeiro do Estado para conclusão das obras em curso.

Da visita aos Espargos o parlamentar destacou as obras da rede esgoto, que, espera-se, irá “melhorar sobremaneira” o saneamento da cidade, assim como a requalificação das zonas de alto Santa Cruz e São João, preparadas para receber em Abril, “uma nova dinâmica” para erradicar as barracas.

Neste particular, Francisco Correia adiantou que a primeira fase de construção desta infra-estrutura está já concluída com rede de esgoto, iluminação pública, rede de água, arruamento e parque de estacionamento”.

No quadro da elevação do Hospital do Sal à categoria de hospital regional, disse que durante a visita efectuada a esta unidade, a direcção levantou preocupações relacionadas com a falta de quadros e dificuldades na marcação de consultas externas, aspectos que, segundo o deputado, já estão contemplados no Orçamento do Estado para 2019.

Haverá mais recursos, especificou, para que a hospital regional possa ter mais autonomia e melhorar a prestação de serviços de saúde à população do Sal e das ilhas vizinhas da Boa Vista e São Nicolau.

No rol das realizações, Francisco Correia enalteceu, de igual modo, as obras levas a cabo nas localidades da Palmeira e Pedra de Lume.

SR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos