Movimento Equipas de Nossa Senhora de Cabo Verde reforçado com mais nove equipas e 72 casais

Cidade da Praia, 31 Out (Inforpress) – O Movimento Equipas de Nossa Senhora de Cabo Verde (ENS) foi reforçado hoje com mais nove equipas, integradas por 72 casais oriundos da pré-região de Sotavento, que hoje fizeram o seu compromisso, na cidade da Praia.

O acto da declaração de compromissos aconteceu no quadro do quinto encontro nacional das ENS, realizado, este final de semana, tendo como tema central “José, exemplo de pai – Modelo dos cristãos”.

O encontro contou a participação de centenas de casais, entre participações presenciais e online, tendo o central abordado em três painéis, onde foram desenvolvidas “as dimensões da paternidade de São José”, na sua dimensão social e relacional, “a paternidade responsável” e “o acolhimento e vivência da caridade na família e na sua integração e intervenção na Igreja e no mundo ao seu redor” e “o trabalho como oportunidade da realização da família”.

Segundo o novo casal responsável pela região de Cabo Verde, Júlio e Luísa Martins, para além de servir como momento de oração e formação, o encontro serviu também como um momento de muita partilha.

“Esses encontros são para reflectirmos sobre temas que vão ao encontro à caminhada dos casais, porque as ENS ajudam os casais na sua caminhada para santidade. Então nós buscamos ferramentas que nos guiam nesse sentido. Esse movimento, de facto, nos traz ferramentas concretas, coisas simples, atitudes e comportamentos diários que nos levam a uma vida pacífica entre o marido e a mulher e na familia”, explicou.

O encontro serviu também de oportunidade para a passagem de testemunho para os novos casais responsáveis da região e das pré-regiões de Sotavento e Barlavento e o compromisso de novos casal.

O Júlio e Luísa Martins assumem a responsabilidade de coordenar as equipes da região de Cabo Verde, Eloísa e Jovelino Cardoso a pré-região de Sotavento e Maria da Luz e José Faria a pré-região de Barlavento.

Júlio e Luísa Martins, que já integravam a equipa da região e coordenavam a pré-região de Sotavento, adiantam que encaram essa nova missão com humildade e sentido de responsabilidade.

“Nós estamos na equipa desde 2012. Portanto, conhecemos muito bem a estrutura quer em Barlavento quer em Sotavento, sabemos a responsabilidade que nos espera, sobretudo nesse tempo difícil em que vivemos, mas conhecemos bem a mística e a forma como as equipas funcionam”, disse Júlio Martins, adiantando que o grande desafio é trabalhar no sentido de reavivar a esperança e motivar os casais para a retoma do caminho do matrimónio e da família.

Com essas novas equipas, cujos casais fizeram o compromisso hoje, o movimento ENS de Cabo Verde passa a integrar cerca de 1500 equipistas, entre os 630 casais e os conselheiros espirituais.

As Equipas de Nossa Senhora são um movimento de espiritualidade conjugal, que têm como objetivo ajudar os casais a viver plenamente o matrimónio, e acentuar os valores do casamento.

O movimento existe há mais de 60 anos, está espalhado pelo mundo inteiro e chegou a Cabo Verde há 13 anos. trazido pelo Bispo Dom Ildo Fortes.

MJB/JMV
Inforpress/fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos