Mosteiros: Dia Nacional de Talaia Baxu assinalado com fórum na quinta-feira

São Filipe, 31 Jan (Inforpress) – O Dia Nacional de Talaia Baxu, celebrado a 01 de Fevereiro, é assinalado, quinta-feira, 01, nos Mosteiros, com a realização do fórum “Talaia baxu: património cultural imaterial dos Mosteiros”.

A realização do fórum é precedida de uma caminhada musical entre a Avenida Laranjo, a Praça Azambuja e o Museu de Café do Fogo, no centro da cidade da Igreja, com participação de músicos locais e outros convidados.

Através de uma nota de imprensa, a Câmara Municipal dos Mosteiros avança que o fórum contará com dois painéis, nomeadamente “A evolução de Talaia Baxu”, a cargo do professor e activista cultural Domingos Pedro Lopes, e “Os acordes de Talaia Baxu”, a ser proferido pelo músico e fundador da banda Pró-Kultura, Morgado Barros.

Durante o fórum será anunciada a música eleita como Talaia Baxu, produzida em 2023, pelo júri do concurso.

O diploma que institucionaliza o dia 01 de Fevereiro como dia nacional da Talaia Baxu foi aprovada numa das sessões da Assembleia Nacional em Abril de 2022 e este ano é assinalado pela segunda vez, nos Mosteiros, cuja a câmara declarou em Dezembro de 2022 este género como património cultural imaterial de interesse municipal.

O Dia Nacional de Talaia Baxu, um ritmo musical genuinamente da ilha, é celebrado a 01 de Fevereiro e é um dos valores mais identificadores do espírito e da alma foguenses e que se projecta implicitamente na forma de estar e nas vivências mais genuínas das pessoas do Fogo.

A sua valorização é também valorizar e resgatar toda a ancestralidade foguense, garantindo assim que a geração presente e a do futuro possam fazer-se cientes da sua importância de Talaia Baxu enquanto manifestação cultural mais identitária e mais relevante da ilha, conforme destacou a câmara dos Mosteiros ao classificar este género como património imaterial do município dos Mosteiros.

JR/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos