São Filipe, 26 Out (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros, Fábio Vieira, disse hoje que a sua autarquia estabeleceu como meta, até 2022, realizar o Objectivo Desenvolvimento Sustentável (ODS) 06, de disponibilizar água e saneamento para todos.
Segundo o mesmo, no quadro do Fundo da Descentralização e com a parceria da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a autarquia pretende concluir todas as ligações domiciliárias de água às famílias que ainda não têm acesso a água potável.
Como Mosteiros está entre os três municípios com maior taxa de cobertura de instalações sanitárias, a câmara quer igualmente garantir o acesso à casa de banho a toda a população desde Relva (sul) a Atalaia (norte).
Além de construção de casas de banho, neste momento a câmara tem em curso obras de construção/reabilitação de 15 habitações de famílias de baixa renda, mas também obras de requalificação urbana em várias localidades do município.
O presidente da autarquia dos Mosteiros avançou que neste momento a Bolsa de Valores está a montar a operação para concessão de créditos, no quadro do projecto de asfaltagem de seis quilómetros de estrada.
Indicou que a partir de 2022, em função dos recursos mobilizados, sobretudo no quadro da cooperação e de cooperação descentralizada, o município estará a realizar “obras estruturantes para alavancar o desenvolvimento sustentável” do município nos próximos tempos.
Com relação às obras de requalificação da orla marítima do Beco, disse que neste momento a empresa está a dar “os últimos retoques” e que a câmara tem agendado a sua inauguração para meados de Dezembro, assim como o arrelvamento do campo de Ribeira do Ilhéu, que se encontra em obras, com o reboque da parte interna e externa do campo e arranjos dos balneários.
Fábio Vieira, que foi eleito a 25 de Outubro do ano passado, e que segunda-feira comemorou o primeiro aniversário da sua eleição, lembrou que apesar de ter sido eleito num contexto difícil de pandemia e com estado de emergência pelo meio, o balanço “é positivo”.
Isto porque, explicou, a equipa tem sabido “honrar os compromissos assumidos”, mas também está a fazer “uma gestão ponderada e responsável dos parcos recursos” para responder às expectativas.
“Estou muito optimista em como 2022 será o ano de grande viragem nas políticas públicas para o desenvolvimento a serem implementadas, até porque há sinais claros de mobilização de recursos para financiar este desenvolvimento no quadro da cooperação descentralizada”, disse o autarca.
Segundo o mesmo, “muito brevemente”, ainda no decurso deste ano, vão se iniciar as obras da construção da praça de Ansião, em Mosteiros Trás, bem como a reabilitação da praça de Azambuja, na cidade de Igreja, obras financiadas a 100 por cento (%) pelas câmaras com as quais Mosteiros tem acordo de cooperação descentralizada.
JR/AA
Inforpress/Fim