Ministro de Agricultura participa na 35ª reunião da Rede de Prevenção de Crises Alimentares

Cidade da Praia, 03 Abr (Inforpress) – O ministro da Agricultura e do Ambiente Gilberto Silva participa na 35ª Sessão Ordinária da reunião anual da Rede de Prevenção das Crises Alimentares (RPCA) no Sahel e África Ocidental, que está a decorrer em Bruxelas, Bélgica.

Segundo o comunicado de imprensa enviado à Inforpress, o encontro deste ano realiza-se sob o lema “Alimentação e Agricultura em tempos de crise”, e contará com a participação de todos os membros da RPCA.

A reunião tem como objectivo examinar os resultados definitivos da campanha agro-silvo-pastoril 2018-19 e avaliar os planos de resposta implementados, para fazer face às situações de crises alimentares, decorrentes dos resultados agrícolas no Sahel e na Africa Ocidental.

De acordo com a nota, na agenda do debate serão debatidos temas relacionados com a disponibilidade e fiabilidade de informação da metodologia do Quadro Harmonizado e a abordagem de género.

Em discussão, acrescentou a mesma fonte, estarão também as questões sobre a avaliação da Carta de prevenção e gestão das crises alimentares, bem como a análise da situação alimentar e nutricional nos 17 estados membros da CEDEAO, do Comité Permanente Inter-Estados de Luta contra a Seca no Sahel (CILSS) e União Económica e Monetária do Oeste Africano (UEMOA).

Espera-se com esta sessão calcançar os objectivos delineados e que as recomendações a sair do encontro possam melhorar a assistência das populações vulneráveis afetadas pela seca.

A Rede de Prevenção das Crises Alimentares (RPCA), que integra todos os membros da CEDEAO, criada a partir de 1984, com forte apoio técnico e financeiro do Clube do Sahel, constitui uma plataforma internacional de concertação e de coordenação das intervenções no domínio da segurança alimentar e nutricional no Sahel e África Ocidental.

A Rede tem como objectivo maior promover o diálogo e a coordenação e construir uma visão coerente e consensual da situação alimentar e nutricional da região, facilitando assim a tomada de decisões em matéria de segurança alimentar.

A reunião anual Rede de Prevenção das Crises Alimentares (RPCA) termina no próximo dia 05 de Abril.

CM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos