Ministra destaca ONUDC e Estados Unidos da América como “parceiros íntegros” de Cabo Verde no combate à criminalidade

Cidade da Praia, 25 Out (Inforpress) – A ministra da Justiça disse hoje que a ONUDC e os Estados Unidos da América têm sido parceiros íntegros de Cabo Verde no combate à criminalidade, designadamente na luta contra o tráfico de drogas e lavagem de capitais.

Joana Rosa, fez estas declarações à margem do acto de abertura da Fase II Formação em Análise de Informação Criminal, organizado pelo Ministério da Justiça, que vai decorrer de 25 a 29 do corrente, numa parceria com os Estados Unidos da América e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

“Queremos intensificar a nossa cooperação com a aposta forte na abertura de vias visando o estabelecimento da cooperação judiciária com os Estados Unidos na área criminal, mas também na área cível, designadamente execução de alimentos, troca de documentos entre os notários, entre outras áreas”, disse.

Joana Rosa disse também ser “firme vontade” de Cabo Verde continuar a contar com a ONUDC, com o Governo dos Estados Unidos e vários outros parceiros, nesta que é “uma luta que não conhece fronteiras e que o mundo inteiro se tenha engajado, não poupando meios, para o seu combate”.

“Temos vindo ao longo dos anos a investir na formação contando sempre com o apoio dos EUA, da ONUDC e de vários outros parceiros. Trata-se de um investimento muito útil porque somos ilhas, um arquipélago e temos uma vasta zona económica exclusiva que precisamos ter apoios internacionais para que possamos combater o tráfico de drogas, a lavagem de capitais e outros crimes transnacionais”, acrescentou.

A ministra disse ainda que o investimento na formação ao longo dos anos pode ser visto no número de situações, de ocorrências, ao nível dos aeroportos, portos, mares em grande medida.

“…Devido àquilo que é a aposta na formação, na capacitação e temos uma Polícia Judiciária, Polícia Nacional preparadas para esse combate a nível daquilo que é o território e também da nossa vasta área económica estratégica”, completou.

Ainda nas suas declarações, Joana Rosa disse ser certo que os EUA são um “parceiro estratégico” para o País e que Cabo Verde tem podido contar, ao longo desses anos, com o financiamento de vários projectos na formação dos agentes prisionais também a nível daquilo que é segurança no seu todo no território nacional.

“Portanto, enquanto um parceiro estratégico tem-nos apoiado e nós temos tido também apoios de outras instituições, outros parceiros, mas vamos sempre optimizar esses apoios, essas parcerias para que possamos doptar o país de capacidade de combate e prevenção, essencialmente a prevenção e depois na repreensão daquilo que é a criminalidade”, defendeu.

GSF/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos