Cidade da Praia, 19 Out (Inforpress) – Um grupo de 30 guias turísticos iniciou hoje uma formação de capacitação, com a introdução da língua alemã como novidade, para, segundo a assessora especial do ministro do Turismo, Ester Cardoso de Carvalho, “melhor servirem” o sector.
Intervindo não acto de abertura, em representação do ministro do Turismo, Ester Cardoso de Carvalho afirmou que os guias turísticos são as classes profissionais “mais afectadas” pela pandemia da covid-19, porque, afirmou, sem turistas ficaram sem actividades.
Para a assessora especial do ministro, a formação, realizada em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV), com o financiamento do PNUD, visa, por um lado, “capacitar” os guias turísticos e, por outro, para “não perderem o contacto com a realidade”, uma vez que já estão parados há muito tempo, ou seja, desde o aparecimento, em Março, dos primeiros casos de covid-19 em Cabo Verde.
“Queremos, sobretudo suprir as carências já notadas nos guias turísticos antes da pandemia”, indicou Ester de Carvalho, acrescentando que o programa da formação vai basear-se particularmente nas línguas francesa e alemã, tendo em conta que os guias já denominam o inglês, mas que o português não foi descurado nesta acção formativa.
Além dos guias turísticos, de acordo com aquela responsável, o Ministério do Turismo está igualmente empenhado na capacitação das pessoas em outras áreas, nomeadamente no sector sanitário, com vista a preparar o país para a reabertura do turismo.
Assim, prossegue, neste momento está a decorrer na ilha do Sal uma formação para consultores sanitários para que o país possa garantir um turismo seguro.
O curso dos guias turísticos tem uma duração de aproximadamente oito semanas e uma carga horária de 190 horas.
Relativamente ao plano e módulos, os guias irão aprimorar e reforça as suas competências nas disciplinas de História e Cultura Cabo-verdiana, Recursos Turísticos Naturais, Animação Turística, desenhos de itinerários e preparação do serviço do guia e animação turística.
LC/FP
Inforpress/Fim