Ministério da Cultura promove workshop de dança contemporânea ministrada pela Companhia de Dança em Diálogos

 Cidade da Praia, 06 Out (Inforpress) – O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Programa Bolsa de Acesso à Cultura, promove hoje, na Cidade da Praia, um workshop de dança contemporânea ministrado pela Companhia de Dança em Diálogos, de Portugal.

O workshop é destinado a formadores de 13 escolas beneficiárias do programa Bolsa de Acesso à Cultura.

Em declarações à imprensa, o ministro de Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, avançou que o objectivo da referida formação é aumentar a qualidade dos professores das escolas da Bolsa de Acesso à Cultura, bem como fazer colaborações internacionais, no sentido de amplificar as capacidades e os instrumentos das escolas na passagem dos conhecimentos.

“Ter uma companhia internacional com grande percurso no campo da dança clássica contemporânea é importante porque faz com que os nossos alunos nas comunidades tenham acesso a técnicas que só teriam caso viajassem e tivessem acesso a workshops fora de Cabo Verde”, precisou o ministro.

A ideia, acrescentou Abraão Vicente, é apostar no factor multiplicador, tendo em conta que é uma formação destinada a formadores e que, posteriormente, serão criadas outras dinâmicas internas para que os formadores possam leccionar aos alunos.

“Portanto é basicamente continuar a aumentar a capacidade de o Estado de Cabo Verde e do Governo, através do programa de Bolsa de Acesso à Cultura, passar conhecimento às crianças e aos jovens”, sustentou o governante.

Por sua vez, Solange Melo, directora da Companhia de Dança Contemporânea em Diálogos, explicou à imprensa que a vinda do grupo pretende trazer o espectáculo a Cabo Verde.

“Mas é uma ideia que não está sozinha uma vez que é fundamental trazer o workshop de formadores, que é uma componente que estamos sempre a fazer em Portugal”, frisou.

Segunda a mesma, é uma forma de alargar o espectro da participação da companhia e deixar sua perspectiva que depois se pode ramificar.

O espectáculo, indicou a directora, será realizado esta sexta-feira, 08, no auditório nacional, onde apresentarão pequenas peças da companhia.

TC/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos