Transportes: Melhoria da conectividade entre Espanha e Cabo Verde leva ministro Carlos Santos a Malága

Madrid, 24 Jan (Inforpress) – O ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, esteve de visita a Málaga onde manteve encontros com potenciais e actuais parceiros do sector, tendo como ênfase a melhoria da conectividade entre Espanha e Cabo Verde.

A deslocação a Málaga, que decorreu entre 22 e 23 de Janeiro, ocorreu no âmbito da deslocação do governante a este país europeu para participar na Feira Internacional de Turismo de Madrid (Fitur), que decorre de hoje a domingo, 28, na capital espanhola, com a presença de mais de 130 países.

“Essa nossa viagem a Málaga é nesse sentido de contactar os principais intervenientes e parceiros que podem nos ajudar a fazer e a montar uma rota para Cabo Verde. Estamos a dar os primeiros passos, entendemos que deixamos lá boas sementes, há uma vontade enorme também da parte dos operadores contactados, por isso, muito brevemente teremos resultados, ainda este ano, pelo menos no mercado do inverno”, frisou em declarações à Inforpress.

Carlos Santos explicou que Cabo Verde olha os mercados de Espanha e sul da Europa, incluindo Portugal, como mercados para o Verão, “até para combater um pouco” a sazonalidade, garantindo que há espaço para trabalhar o mercado espanhol “como sendo de ponta para combater a essa sazonalidade”.

O ministro sublinhou que Málaga, por ser uma região que o país está a pretender que tenha “algum peso” naquilo que é o mercado de origem de turistas de Espanha, tem uma população de cerca de 47 milhões de pessoas, com um potencial de crescimento, estando neste momento na 11ª posição no ranking dos mercados.

“Cresceu de 2019 para 2023 para cerca de 30 %, fruto muito do trabalho que nós [Ministério do Turismo] fizemos, designadamente na promoção e cooperação com operadores aéreos, tendo a partir de 2022 voos directos, mas entendemos que há uma margem de crescimento”, frisou.

Nessa sua deslocação a Málaga, Carlos Santos fez-se acompanhar do presidente do Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV), Humberto Lélis.

Teve encontros com o presidente da Câmara de Comércio Indústria e Serviços da Província de Málaga, José Carlos Escribano de Garaizabal e equipa, e com o presidente da câmara local, Francisco de la Torre Prados, acompanhado da edil de Participação Cidadã e Acção Exterior, Mar Torres, de entre outros.

DR/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos