Matriz Portuguesa celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa com actividades ‘online’

Cidade da Praia, 03 Mai (Inforpress) – A Matriz Portuguesa – Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa, no dia 5 de Maio, e 10º aniversário da Fundação do “Prémio Femina” com emissão de programação ‘online’.

Devido ao actual período de confinamento, esta instituição promove ‘online’ debates, testemunhos, recitais e reflexão sobre a importância da Língua Portuguesa no mundo enquanto Pátria e Património Cultural e Capital Económico do Espaço Lusófono no Mundo.

Participam neste evento ‘online’, segundo um comunicado de imprensa, pessoas agraciadas com o Prémio Femina, individualidades e personalidades da sociedade civil portuguesa e da lusofonia.

Cabo Verde marca presença virtual nesta celebração através da escritora, poeta e jurista Vera Duarte Pina.

Para além desta iniciativa, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai ser celebrado através de um conjunto de iniciativas, um pouco por todo o mundo, organizadas pelo secretariado executivo, pelos embaixadores dos países da CPLP em diversas capitais e acreditados junto a organizações internacionais, pelos observadores associados e consultivos, sociedade civil e pelos governos nacionais.

A sede da CPLP em Portugal recebe uma sessão solene “A cultura e a aproximação dos povos da CPLP: realidades, desafios e perspetivas futuras”, “Debate Africano na CPLP”, III Conferência sobre “Mobilidade Académica na CPLP: das aspirações às concretizações”, Ciclo de cinema na CPLP – Exibição de produtos do Programa CPLP Audiovisual e de filmes doados à CPLP.

O dia 5 de Maio foi instituído como o “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP”, a 20 de Julho de 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, decorrida na cidade da Praia, Cabo Verde.

Entretanto, este ano celebra-se pela primeira Vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa, depois de a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) o ter oficializado no passado dia 25 de Novembro de 2019.

AM/CP
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos