Marrocos será primeiro país africano a sediar o Congresso Mundial das Agências de Notícias

Cidade da Praia, 18 Dez (Inforpress) – O Marrocos foi escolhido pelos membros do Conselho Mundial das Agências de Notícias para sediar a 7ª edição do Congresso Mundial das Agências de Notícias em 2022, tornando-se assim, no primeiro país africano a sediar o referido evento.

Segundo uma nota informativa a que a Inforpress teve acesso, os membros do Conselho votaram esmagadoramente, na reunião realizada recentemente em Londres, a favor da candidatura da Agência de Notícias Marroquina (MAP), que estava a competir com a Agência de Notícias da Emirates (WAP) para a realização do evento.

A oferta do MAP se concentrou no direito de Marrocos e África de sediar este congresso, depois de seis edições realizadas em três continentes: Europa (3 edições), Ásia (2 vezes) e América (1 edição).

O Congresso Mundial das Agências de Notícias, segundo o mesmo documento, é um reconhecimento da liderança africana da Agência de Notícias Marroquina e seu papel na Federação Atlântica das Agências de Imprensa Africanas (FAAPA), desde a sua criação em 2014 em Casablanca.

O Congresso de 2022, que será realizado na cidade de Marrakech, será uma oportunidade para destacar as reformas estruturais empreendidas por Marrocos no sector de mídia, bem como as várias realizações realizadas pelo MAP.

Este evento, que reunirá mais de 200 personalidades, incluindo chefes de agências de imprensa e especialistas internacionais no sector de mídia, será uma oportunidade para discutir a situação das agências de notícias e seu desenvolvimento.

O Congresso Mundial de Agências de Notícias vem acontecendo a cada 3 anos, desde a primeira edição em 2004 e tem servido como espaço de discussão sobre os desafios do novo milênio e problemas actuais do jornalismo, mídias tradicionais e sociais no século XXI.

A Agência Cabo-verdiana de Notícias – Inforpress participou na VI edição, realizada em Junho deste ano em Bulgária, tendo feito uma exposição intitulada “Glimpse Gathering”, que abordou temáticas como religião, arte e vivencias de cada povo.

As seis edições anteriores do Congresso Mundial das Agências de Notícias ocorreram na Rússia (2004), Espanha (2007), Argentina (2009), Arábia Saudita (2012), Azerbaijão (2015) e Bulgária (2019).

CM/ZS

Inforpress/Fim.

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos