Mário Cabral diz que cinema e audiovisual começam a dar primeiros passos para sua evolução e desenvolvimento

Cidade da Praia 02 Abr (Inforpress) – O presidente reeleito da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde, Mário Cabral, afirmou hoje, que o cinema e o audiovisual no país já começam a dar os primeiros passos para a sua evolução e desenvolvimento.

“Já começamos a dar os primeiros passos no sentido de termos alguma produção local e também dar seguimento ao trabalho que estamos a fazer, que é o de promover e fazer a formação” disse Mário Cabral em declarações à Inforpress, no âmbito da celebração do sétimo aniversário da associação, assinalado no passado dia 31 de Março.

Para Mário Cabral, que foi reeleito na quarta Assembleia Geral da ACACV, no passado fim-de semana, ainda falta muito por fazer para o cabal desenvolvimento deste sector, que tem como desafio a profissionalização, isto é, ver os profissionais a viver da produção.

Conforme avançou, a maioria dos produtores tem outras ocupações e o cinema e audiovisual é apenas um hobby, porque ainda não é um sector auto-sustentável.

“A nossa satisfação seria ver os produtores a viver da produção audiovisual e hoje isso é possível, sobretudo com a introdução da Televisão Digital Terrestre, que vai abrir uma grande janela de oportunidade aos produtores, que não vão ficar dependentes das televisões e vão poder fazer produções e vende-las”, disse, assegurando que é este o caminho que querem ver para que possam falar do desenvolvimento do cinema e do audiovisual de Cabo Verde.

Para a mesma fonte, durante esses sete anos de vida, a associação andou sempre em crescimento, isto porque, inicialmente reuniam-se nos bancos da praça, mas hoje eles têm uma sede cedida pela Câmara Municipal da Praia e ainda beneficiam do finamento do Estado através da lei da cópia privada.

Durante a Assembleia Geral da ACACV, em que foi reeleito, Mário Cabral disse que apresentou um projecto que vai ao encontro ao plano de actividades aprovado na última assembleia-geral da direcção cessante.

Do plano de actividades em apreço, destacou a continuação do edital/apoio aos filmes e produções audiovisual e cinematográfica com a melhoria do apoio de 300 para 500 mil escudos, para cinco projectos.

Avançou, por outro lado, que vão assinar vários protocolos com organismos internacionais, onde destaca a parceria com a Associação Para Documentário de Portugal (APORDOC) realçando ainda que vão aprofundar contactos com a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto de Cinema de Portugal no sentido de darem apoio técnico à associação de cinema de Cabo Verde.

Conforme apontou, outros eventos agendados para este ano têm a ver com a realização de uma “residência artística” de documentário, no mês de Junho, no município de Ribeira Grande de Santiago, a realização da segunda edição do workshop cinematográfica, a execução do projecto “DOC For Kids”, destinada às crianças do ensino básico.

Workshop sobre organização de projectos, a formação em Photoshop inicial, a formação em edição de vídeo, o lançamento do concurso de curta-metragem alusivo ao centenário de Amílcar Cabral, são outras actividades a serem materializados.

“Vamos trabalhar para termos os nossos meios próprios e fazermos a cobertura de actividades viradas para a formação e mesmo para apoiar no desenvolvimento de projectos relacionados.

Entretanto, brevemente vamos ter vários encontros na Cidade da Praia e no Mindelo (São Vicente) para abordar o cinema e o desenvolvimento do audiovisual em Cabo Verde”, apontou.

Nas eleições realizadas no fim-de-semana, haviam duas listas iniciais, mas apenas a lista de Mário Cabral foi a votos, isto porque, a outra lista continha “algumas irregularidades”.

Sendo assim, Mário Cabral foi reeleito com maioria absoluta, pelos sócios/eleitores presentes na assembleia-geral.

Conforme revelou em declarações à Inforpress, a sua equipa está de “cara nova”, apostando mais nos jovens e conta com a larga experiência do realizador Júlio Silvão, que foi eleito como novo vice-presidente desta Associação.

AM/FP

inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos