Cidade da Praia, 08 Nov (Inforpress)- O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou esta tarde a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Cidade Velha, onde se mostrou “impressionado” com o restauro da capela gótica sito no interior da ermida.
Marcelo Rebelo de Sousa, que se encontra de visita a Cabo Verde no âmbito da sua participação na tomada de posse do novo Presidente da República, José Maria Neves afirmou que é um restauro “muito cuidado, muito competente” e impressiona, porque ficou “muito melhor” daquilo que se esperava.
“Estamos a falar numa realidade que tem 500 anos, mais coisa menos coisa, e que apanha o período gótico e não há muito gótico no continente africano, diria mesmo que é raríssimo e aqui é um caso único, mas depois o restauro faz aquilo que é conhecido do gótico, em muitos casos não existe, que é restaurar a pintura da época. Não é só a arquitetura na sua simplicidade, mas é a pintura que desapareceu com o tempo e que na maior parte dos casos o restauro não existe, não foi reconstituído”, mencionou.
O Presidente português disse que ficou impressionado por ver aquilo que mais tarde, em fase posterior, se pode encontrar em vários países do mundo, que é “reconstituir o que era” e nesse caso foi possível reconstituir essa capela.
“E aqui só as pinturas, com eram na época na sua simplicidade. E não me lembro assim de repente capelas góticas em que se redescubra o que era arquitetonicamente e o que era na pintura muito simples daquele tempo”, apontou.
Marcelo Rebelo de Sousa disse ao autarca local que é uma honra presidir esta câmara porque é uma história ao vivo e tem muitos aspectos fundamentais preservados e que ainda existem.
“Tem-se a noção do que foi percorrer estas ruas ao longo de seculos. Isto é um valor inestimável, uma grande responsabilidade para quem é autarca, para quem tem funções de preservar o património, mas devo saudar também pelo esforço que está a ser feito”, sublinhou.
Por outro lado, disse estar muito feliz pelo facto das autoridades estarem a projectar e a pensar numa solução de equilíbrio para a Catedral, que permita preservar o fundamental do património, mas em termos contemporâneos fazendo a ponte entre o passado e o futuro.
Devido ao seu valor histórico, cultural e religioso, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Ribeira Grande de Santiago, foi reabilitada e entregue em Julho de 2020, enquadrado no Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA).
Durante as intervenções, foi realizada também o restauro da capela gótica, sito no interior da ermida, que contou com o financiamento da Cooperação Portuguesa num valor de 50.000 (cinquenta mil) euros.
O financiamento emblemático no domínio da cooperação no sector da Cultura contou com a colaboração dos técnicos do Instituto Politécnico de Tomar, da Universidade de Aveiro e do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa.
AV/JMV
Inforpress/Fim