Mais de 70 agricultores de Santiago vão beneficiar de formações no âmbito do projecto “semear, colher e vender”

Cidade da Praia, 19 Set (Inforpress) – Mais de 70 agricultores de Santiago vão beneficiar de formações, no âmbito do projecto “semear, colher, vender”, resultante de uma cooperação entre a Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural (ASDEPR) dos Açores e a ACAISA de Santiago.

Em declarações à Inforpress, o presidente da Associação Comercial, Agrícola, Industrial e de Serviços de Santiago (ACAISA), Felisberto Veiga, disse tratar-se de um projecto desenhado desde 2018 pelas associações das duas regiões, com o objectivo de fomentar uma agricultura de rendimento em Santiago, maior ilha agrícola de Cabo Verde.

Nesta primeira fase, o projecto, que conta com o financiamento da União Europeia, abarca, sobretudo, as vertentes da formação, troca de experiências e intercâmbios entre os agricultores das duas regiões, bem como o fomento da cooperação empresarial.

“As formações são essencialmente em áreas relacionadas com a produção agrícola. Portanto, o cultivo em estufa, produção de pastos, procedimentos fitofarmacêuticos, a produção de bovinos de leite e o cooperativismo. Portanto, são áreas em que nós temos alguma carência e a ilha dos açores uma experiência bastante avançada”, sustentou.

Neste momento, uma equipa de parceiros, chefiada pelo presidente do ASPEPR, Carlos Àvila, encontra-se em Cabo Verde para finalizar os procedimentos de agenda com o Governo, através do Ministério de Agricultura, que é o parceiro público do projecto.

Em novembro arranca a primeira formação, beneficiando um grupo de aproximadamente 25 agricultores.

A primeira fase do projecto tem a duração de dois anos, com foco na formação. Felisberto Veiga adianta que depois vão ser definidas outras áreas de cooperação para a segunda fase do programa e que passará pelo reforço efectivo da produção.

O projecto está orçado em cerca de 22.000 euros, aproximadamente 24.200 contos, dos quais 195000 euros provêm do financiamento da União Europeia.

“Semear, colher vender” é um projecto de cooperação dos Açores com Cabo Verde cujo objectivo é promover a inclusão, a redução da pobreza e o desenvolvimento económico das zonas rurais.

MJB/JMV

Inforpress/fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos