Maio: Vila da Calheta acolhe no domingo II edição do  festival de moreia

Porto Inglês, 07 Ago (Inforpress) – A vila da Calheta acolhe domingo, 11,  a partir das 10:00, a II edição do festival de moreia, um evento promovido pela associação de actores de co-gestão das  pescas vindos do norte.

Em declarações hoje, à Inforpress o presidente da associação, Marcelino Santos assegurou que estão a ultimar os preparativos para que o festival deste ano seja melhor do que a primeira edição e que, para tal, avançou, prevêem a realização de várias actividades culturais, além de “muita moreia” e pratos derivados daquele produto do mar.

Segundo informou aquele representante, as actividades iniciam-se às 07:00 com uma alvorada acompanhada por uma batucada que deverá percorrer algumas artérias daquela vila e terminar na praia de Baxona, onde vai decorrer o referido evento.

Marcelino Santos avançou ainda que o festival visa divulgar os potenciais da vila da Calheta e promover a moreia, um “produto referência” daquele povoado, que tem na pesca o sector de maior destaque, embora os pescadores ainda enfrentam “algumas dificuldades” na produção de gelo e financiamento para aquisição de materiais de pesca.

“Esta ideia da realização do festival de moreia veio exactamente porque aqui na vila da Calheta não temos nenhuma actividade de grande realce na altura de Verão”, realçou Marcelino dos Santos, daí o evento que vai no seu segundo ano e que se espera venha a ser um “produto turístico” da ilha.

O responsável aproveitou para apelar a todos os maienses para marcarem presença no evento, porque a organização encontra-se preparada para oferecerem um “momento diferente” e com diversos pratos derivados de moreia e a um “preço acessível”.

WN/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos