Porto Inglês, 31 Out (Inforpress) – Maio voltou a receber hoje, depois de cerca de dois anos, um navio cruzeiro, com cerca de 130 passageiros a bordo, para alegria dos operadores económicos, mas o roteiro turístico inicialmente traçado foi alterado devido a problemas climáticos.
O navio cruzeiro HANSEATIC noture, proveniente da ilha do Fogo, chegou à ilha do Maio por volta das 09:00 da manhã deste domingo, mas devido a algumas dificuldades por causa da chuva e algum vento que se fez sentir não conseguiu atracar.
A solução encontrada foi fazer o desembarque dos turistas através de pequenas embarcações, mas, de todo modo, os visitantes manifestaram agradados por terem conseguido chegar à terra.
Segundo o guia turístico da empresa responsável pela excursão dos turistas Intercruises Shoreside & port services, Alex Tavares, a vinda deste cruzeiro à ilha do Maio significa uma retoma do turismo na ilha, actividade que conheceu nos últimos dias alguma dinâmica na ilha, trazendo “algum ânimo a toda a classe que está envolvida neste sector”.
Alex Tavares assegurou que, devido alguns constrangimentos criados pelo mau estado do tempo, adoptou-se o plano B, ou seja, transportar os turistas com apoio de pequenas embarcações.
Afora isso, garantiu que tudo está a decorrer “dentro da normalidade”, indicando que houve uma pequena excursão pela cidade do Porto Inglês, levando os turistas aos pontos de maior referência. O navio vai permanecer na ilha até às 18:00 de hoje.
“Queríamos levar os turistas a todos os povoados e pontos de maioríssimas relevâncias, mas por causa deste constrangimento, vamos ter que ficar somente na cidade do Porto Inglês”, lamentou o guia turístico, salientando que isso dificultou os condutores a realizarem os seus trabalhos, mas mesmo assim conseguiram transportar os turistas desde do porto até à Cidade do Porto Inglês.
Fez saber ainda que até o final do ano, está prevista a vinda de mais três cruzeiros à ilha, o que na sua opinião vai dinamizar o sector económico na ilha.
Por seu lado, a empresária Tryana Castro mostrou-se “satisfeita” com esta visita e disse estar esperançosa de que este é um sinal da retoma do turismo no país e na ilha, em particular, pelo que aproveitou a ocasião para exortar os operadores económicos a estarem preparados para esta nova fase.
“Foi bastante em cima da hora a comunicação, mas conseguimos fazer uma boa apresentação e prestação de serviço, afim de representarmos, da melhor forma, a nossa ilha e conseguimos oferecer produtos da ilha, música ao vivo com batucadeiras e músicas tradicionais e pela expressão facial podemos ver que estão satisfeitos e isso nos leva acreditar que estamos num bom caminho e iniciar a retoma do turismo na ilha da melhor forma”, salientou.
WN/JMV
Inforpress/Fim