Literatura: 40 leitores participaram na I Mini Maratona Luso-Americano de leitura com a duração de três horas e meia

Cidade da Praia, 05 Jan (Inforpress) – Quarenta leitores, entre crianças e adultos, participaram sábado, na Cidade da Praia, na I Mini Maratona Luso-Americano de leitura do Moby Dick,de Herman Melville, com a duração de três horas e meia.

A iniciativa, promovida pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural (IPC), aconteceu na Biblioteca Nacional, em simultâneo , através de vídeo-conferência, com o Museu da Baleia de New Badford (EUA), o Museu de Angra de Heroísmo (Açores) e a Universidade Nova de Lisboa.

Em declarações à Inforpress, a técnica do IPC Dúnia Pereira explicou que essa incitava tem como objectivo promover a leitura e a língua portuguesa, uma vez que o texto, originalmente escrito em inglês, foi traduzido em português.

Em relação à escolha do texto de Moby Dick disse que foi uma proposta do Museu da Baleia de New Badford para a promoção da pesca da baleia, da qual Cabo Verde está “intimamente” ligada.

“Há marinheiros cabo-verdianos que estiveram na pesca da baleia e também vinham cá buscar o sal. A emigração para os Estados Unidos da América começa a partir da pesca da baleia”, explicou Dúnia Pereira.

O IPC pretende com este evento, segundo um comunicado de imprensa, despertar a sociedade em geral para a temática da pesca da baleia, em que o arquipélago de Cabo Verde teve um papel muito activo com a participação de marinheiros, principalmente oriundos da ilha Brava.

Moby Dick é um romance do escritor norte-americano Herman Melville, sobre um cachalote (grande animal marinho) de cor branca que foi perseguido, e mesmo ferido várias vezes por baleeiros, conseguiu se defender e destruí-los, nas aventuras narradas pelo junto com o Capitão Ahab e o primeiro imediato Starbuck a bordo do baleeiro Pequod.

Originalmente foi publicado em três fascículos com o título “Moby-Dick, A Baleia” em Londres e em Nova Yorkem 1851.

OM/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos