Liceu Domingos Ramos é oficialmente património histórico e cultural nacional

Cidade da Praia, 14 Set (Inforpress) – O Liceu Domingos Ramos é, a partir de hoje, oficialmente património histórico e cultural nacional, uma iniciativa que visa a valorização da estrutura estudantil e a importância da sua história para o País.

A oficialização aconteceu com a publicação no Boletim Oficial, explicando também a necessidade de um plano de manutenção e conservação frequente de modo a sensibilizar a comunidade educativa e o Ministério da Educação, para a sua importância histórico-cultural, desenvolver actividades compatíveis com a protecção e valorização patrimonial do liceu.

Conforme o Boletim Oficial, o Liceu Domingos Ramos, pela sua importância histórica e patrimonial, possui testemunhos fiéis da historicidade e identidade cabo-verdiana e, durante muito tempo, teve estatuto de único liceu da ilha, albergando estudantes vindos de vários concelhos da ilha de Santiago e de outras ilhas de Cabo Verde.

O Liceu da Praia foi inaugurado em Junho de 1960, pelo Governador da Província, integrado nas festividades do V centenário do achamento de Cabo Verde.

Situado na extremidade norte da falésia do Plateau, foi o primeiro edifício construído de raiz, para acolher o liceu Adriano Moreira, conquistando assim a sua autonomia em relação ao do Mindelo.

Com a independência nacional deixou de ser um liceu construído na província, para ser o liceu do País livre e independente. Nascia assim o Liceu Domingos Ramos, por despacho do Ministério da Educação e Cultura, de 24 de Abril de 1975, em homenagem ao combatente da liberdade e da pátria, Domingos Ramos.

HR/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos