Jorge Santos afirma que ano parlamentar inicia no auge da reforma do Parlamento (c/áudio)

Cidade da Praia, 24 Set (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, afirmou hoje que vão iniciar um novo ano, em Outubro, num momento em que estão no “pique” da reforma do Parlamento.

Jorge Santos falava a imprensa no final da cerimónia de deposição de coroa de flores no Memorial Amílcar Cabral, na Cidade da Praia, por ocasião da celebração do 46º aniversário da Independência da Guiné-Bissau.

“Estamos a começar um ano parlamentar, num momento em que estamos no pique da reforma do parlamento. Desde ano passado inauguramos o novo modelo de funcionamento da Assembleia e, neste momento, já estamos a fazer a avaliação do primeiro ano e eu posso dizer que tem sido de intensificação do trabalho e também de maior eficácia dos trabalhos parlamentares”, afirmou.

Acrescentou ainda que houve uma “grande evolução” no aumento do trabalho legislativo no país, que o parlamento abriu-se para a sociedade e hoje o parlamento é uma “verdadeira casa da democracia, do povo e das organizações da sociedade civil”.

Jorge Santos ajuntou que a qualidade legislativa também é visível, houve modernidade com a introdução de novas tecnologias e ainda um aumento do escrutínio da acção política através das redes sociais.

Facto que considerou ser benéfico, mas alertou a população pelos perigos dos “fake news” (noticias falsas) e a questão da desinformação no escrutínio da acção.

AM/CP
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos