Jorge Carlos Fonseca felicita homólogo pelo 31º aniversário do Dia da Unidade Alemã

Cidade da Praia, 03 Out (Inforpress) – O Chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca, felicitou hoje o seu homólogo da República Federativa da Alemanha pelo 31º aniversário do Dia da Unidade Alemã, efeméride que marca a reunificação daquele país europeu.

Numa nota de imprensa enviada à Inforpress, Jorge Carlos Fonseca afirmou que a comemoração do 31º aniversário do Dia da Unidade Alemã constitui uma “excelente oportunidade” para endereçar ao seu homólogo, as mais calorosas felicitações e os renovados votos de prosperidade e bem-estar para si e para a Alemanha.

“É com a grata recordação do nosso encontro ocorrido em Maio de 2019, que reitero o meu desejo de continuar a fortalecer os laços de amizade, solidariedade e cooperação, entre Cabo Verde e a Alemanha”, declarou destacando as áreas da educação, do mar, das energias renováveis, do turismo, bem como económico e empresarial, para benefício mútuo entre os dois países.

O Presidente da República concluiu a sua mensagem renovando o convite ao chefe de Estado alemão para visitar Cabo Verde, numa data a acordar pelos canais diplomáticos.

O 3 de Outubro é o principal feriado nacional alemão, é o Dia da Unidade Alemã. Foi neste dia que, em 1990, foi assinado o Tratado de Reunificação, em Berlim, terminando assim com uma separação de 41 anos entre o povo alemão.

Este acontecimento foi particularmente determinante na vida da população da República Democrática Alemã, conferindo-lhe um acesso mais célere a valores e a um modo de vida ocidental que até então lhe estavam vedados.

Antes da reunificação, na Alemanha Ocidental o “Dia da Unidade” era celebrado a 17 de Junho, em memória da falhada Revolta de 1953 na Alemanha Oriental contra o regime estalinista.

CM/ZS

Inforpress/Fim.

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos