Já são conhecidos os cinco semifinalistas para “I edição da Gala Professor Cabo-verdiano”

Cidade da Praia, 01 Abr (Inforpress) – Já são conhecidos os cinco finalistas da 1ª edição do Leciona – Prémio Professor cabo-verdiano, que vão disputar o prémio do melhor professor do ano, atribuído durante uma gala no dia 27 de Abril na Assembleia Nacional.

Segundo a mentora deste concurso, a directora do Museu de Educação, Clara Marques, no universo de 18 candidaturas ao prémio, foram seleccionados cinco melhores professores que se destacaram pela inovação e criatividade nas práticas pedagógicas nas suas escolas.

Esses finalistas são oriundos das ilhas de Santo Antão (Porto Novo), São Nicolau (Tarrafal), Sal, Boa Vista e Santiago (Praia) e foram extraídos da primeira selecção que apurou, 10 professores após terem recebido as 18 candidaturas de todo o país.

A selecção, explicou Clara Marques, foi feita com base num regulamento criterioso de acordo que teve como suporte algumas orientações da UNESCO.

“Nós elaboramos um regulamento com os itens a serem avaliados. Esses itens seriam itens inovadores, projectos inovadores e empreenderes nas áreas ambiental, cultural e social que pudessem ter impacto no contexto escolar e também a nível das comunidades onde as escolas estão inseridas”, concretizou.

Conforme a responsável, de seguida foi criado um site onde os professores poderiam submeter as candidaturas e os respectivos projectos e um corpo de jurados para a avaliação dos trabalhos.

Clara Marques avançou, por outro lado, que o vencedor do prémio será eleito o embaixador do professor cabo-verdiano e terá a oportunidade de executar o seu projecto e desenvolver outras actividades educativas durante o ano lectivo 2019/2020.

“Vai ser um ano sabático para ele realizar essas actividades e no final vai ter que elaborar um relatório, tendo em conta que o Ministério da Educação se comprometeu em apoiar nas deslocações e noutras actividades que o professor irá desenvolver”, afiançou a directora do Museu de Educação.

Antes da gala, no dia 26, será realizado um ciclo de conferências sobre a temática professor e no mesmo dia terá o lançamento do livro infantil “Jogos Histórias e Cantigas de Roda” na Biblioteca Nacional.

O Leciona – Prémio Professor Cabo-verdiano foi instituído pelo Museu da Educação e Associação para a Promoção do Património Educacional (ASPPEC), e tem o alto patrocínio da Presidência da República e do Ministério da Educação.

Este concurso tem como objectivo premiar as melhores práticas pedagógicas, inovadoras, desenvolvidas por professores do ensino básico público, no ano lectivo 2018/2019.

CD/FP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos