IV edição do “Dia da Mulher cabo-verdiana nos EUA “celebrada com debate sobre VBG e várias actividades culturais

Cidade da Praia, 29 Mar (Inforpress) – A IV edição do “Dia da Mulher Cabo-verdiana nos EUA”, a realizar-se no próximo dia 31 de Março no Português Social Club, em Pawtucket irá debater as problemáticas de VBG e feminicídio e será composta por várias actividades culturais.

Esta informação foi avançada por uma das promotoras do evento Melany Vieira em declarações hoje à Inforpress, indicando que o objectivo do encontro visa reflectir e discutir o papel da mulher cabo-verdiana e questões pertinentes que têm afectado e abalado a comunidade cabo-verdiana nomeadamente, violência doméstica e feminicídio.

Segundo esta responsável, há necessidade de se realizar sempre eventos que, no seu entender, para além de unir a comunidade cabo-verdiana na diáspora para comemorar a data serve de encontro de reflexão sobre a importância que a mulher cabo-verdiana tem no seio da sua comunidade.

“Infelizmente as mulheres constituem a classe das maiores vítimas, não só da violência física e verbal, mas também da consequente perda de vida. Sendo assim, é mais do que urgente que tomemos consciência desse mal e que comecemos a agir para mudar isso”, frisou.

Conforme adiantou, o encontro será marcado com a realização de um leque de actividades culturais, nomeadamente poemas, palestras, danças e apresentação de vídeos sobre violência doméstica.

A celebração do Dia da Mulher Cabo-verdiana assinalada no passado dia 27 de Março, contará ainda, ajuntou, com actuações musicais no feminino de artistas como Milú Tavares, Leninha Fortes, Nádia Alves, Gutty Duarte, Lena Marques, Lutchi, Mel Isse e Ingrid Monteiro e animação de Dj.

Avaliou, por outro lado como “bastante positivo” o referido evento que, este ano ao contrário das edições anteriores, será realizado num espaço com capacidade de receber cerca de 500 pessoas, um sinal, de acordo com Melany Vieira, que representa que a comunidade quer dar a sua contribuição para que a situação da mulher cabo-verdiana esteja num nível melhor.

“A organização tem sabido atingir os objectivos delineados. Este ano o referido encontro será realizado no espaço com capacidade para 500 participantes e esperamos que os convidados possam desfrutar de bons momentos e de juntos celebrarmos o dia da mulher cabo-verdiana”, realçou.

A quarta edição do “Dia Mulher Cabo-verdiana nos EUA” acontece no Português Social Club, Pawtucket das 14:00 às 20:00 local.

O Dia da Mulher Cabo-verdiana celebra-se anualmente a 27 de Março e a data visa homenagear todas as mulheres de Cabo Verde.

CM/ZS

Inforpress/Fim.

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos