IPC apresenta programa de reconversão de bens patrimoniais do Estado para salvaguardar os patrimónios nacionais

Cidade da Praia, 27 Out (Inforpress) – O Instituto do Património Cultural (IPC) apresentou hoje o programa de reconversão de bens patrimoniais do Estado visando melhorar a condição de conservação dos edifícios do património histórico, cultural e móvel.

A ideia é recuperar estes bens e para sua devida inserção no contexto turístico, segundo a presidente do IPC, Ana Samira Baessa.

De entre estes legados do programa de reconversão destaca-se os bens patrimoniais arquitectónicos, construídos de natureza civil, religioso e militar, levado a cabo pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, sob a coordenação do IPC, em parceria com o Ministério de Finanças.

Segundo Ana Samira Baessa este programa visa reabilitar e valorizar os bens patrimoniais pertencentes ao Estado de Cabo Verde, conferindo-lhes usos compatíveis com vista a valorização do legado, e dar sustentabilidade económica ao serviço do turismo e envolver o sector privado na reabilitação e fruição do património.

Estes recursos patrimoniais e culturais, segundo a mesma, são identificados como símbolos sócios- antropológicos de valor singular para afirmação da identidade cultural da nação cabo-verdiana, mas também constituem recursos para o desenvolvimento socioeconómico que podem proporcionar um crescimento local, regional e nacional sustentável.

Para o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, é “sinal de felicidade” o seu ministério ter passado para a lista do seu património mais 20 edifícios históricos patrimoniais, “com valor emocional, territorial e patrimonial”.

O governante afirmou que este programa foi “desenhado” para valorizar o património do Estado, que tem valor emocional histórico e para que possa ser introduzida na oferta turística a história de Cabo Verde, mas com sentimento patrimonial.

Acrescentou ainda que o programa de reconversão de bens patrimoniais do Estado serve também para valorizar e responsabilizar o sector privado, como parte do desenvolvimento turístico, mas também a sua responsabilização para a valorização e preservação do património histórico patrimonial do Estado.

No índice de competitividade, assegurou que um dos itens que penaliza o País é a falta de oferta, diversidade da oferta patrimonial e histórica, por isso avançou que é importante reabilitar edifícios históricos para contar melhor a história de Cabo Verde.

Abraão Vicente disse esperar que este projeto também sirva para uma desconstrução ideológica, ou seja, que este projecto também reivindique para Cabo Verde toda a sua história.

Por sua vez, o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças e Fomento Empresarial, Olavo Correia, chamou a atenção dos cabo-verdianos para Evalorizarem, protegerem e promoverem mais a história e a cultura”, património de Cabo Verde, seja ele património material ou imaterial, para acelerar o desenvolvimento do País, sublinhando que quem não souber valorizar a sua história e a sua cultura “não tem futuro”.

No entanto, Olavo Correia vincou, por outro lado, que este programa é “bom e estratégico”, sublinhando que este é o programa que o País precisa e que tem de contar com o envolvimento de todos, sobretudo dos municípios, do Governo e dos privados.

Neste sentido, apelou a todos os privados que participaram nos concursos e ganharem, avançando que no quadro do Orçamento do Estado para 2024, vai haver uma linha de garantia do Estado que vai ser colocada à descrição deste programa para quem ganhar o concurso e quiser construir o edifício.

Vai ser, sintetizou, emitida uma garantia do Estado para que a empresa ou o promotor tenha o financiamento.

No âmbito da apresentação do programa de reconversão de bens patrimoniais do Estado foi assinado um protocolo entre o Ministério das Finanças, através do património do Estado, e o Ministério da Cultura, com objectivo de transferir um conjunto de edifícios do património do Estado para o Ministério da Cultura para o início deste programa.

DG/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos