Cidade da Praia, 26 Nov (Inforpress) – O presidente da empresa Água de Rega, Jaime Ferreira, disse hoje que a insuficiência de água e os altos custos de energia ditaram o encerramento do furo PT06 na Freguesia de Nossa Senhora da Luz, São Domingos.
Em conversa com a Inforpress na sequência da notícia que dá conta de uma manifestação de protesto contra o encerramento desse furo, realizada hoje por um grupo de 16 agricultores de Ribeira de Achada Baleia – Cancelo, Jaime Ferreira explicou que a questão da sustentabilidade esteve na base da decisão.
“Nós estivemos a trabalhar no furo e concluímos que o furo não estava a produzir água. Tirava mais ou menos uma a duas toneladas de água por hora e depois tinha um custo elevadíssimo de energia e para chegar às parcelas dos agricultores já em vez de duas toneladas chega apenas uma”, disse, indicando que o custo de energia é mais do que o dobro do valor da facturação.
“O furo tem produzido 274 litros por hora com um custo de 12 mil escudos e facturação de seis mil escudos mensais”, precisou Jaime Ferreira que adiantou ainda que os trabalhos técnicos apontaram que o mesmo entrou em falência devido à sobreexploração, pelo que com os custos de energia a empresa não podia mantê-lo.
Perante essa situação disse que, tendo em conta os investimentos previstos, a empresa decidiu, enquanto esses investimentos não estiverem concluídos, contemplar os agricultores com água de outros furos, localizados nas proximidades nomeadamente do PT 25 e o PT 42.
“Nos tentamos que todos os agricultores fossem contemplados com água para poder, de momento, resolver os seus problemas mas estamos cientes de que não é a quantidade de água com que estavam acostumados”, frisou.
Entretanto, os agricultores consideram que mesmo produzindo pouca água, o furo PT06 devia ser mantido em funcionamento para garantir a irrigação das suas parcelas.
“O furo tem pouca água mas é a fonte para ganharmos o nosso pão de cada dia. Somos 16 agricultores, chefes de família e é nas nossas parcelas que ganhamos o sustento para a nossa família. Perdemos a nossa plantação e neste momento estamos todos parados em casa e com as nossas famílias a passarem por necessidades”, disse o porta-voz dos agricultores, José Luís Moreira.
O responsável da Água de Rega adiantou, entretanto, que neste momento está em curso um projecto de mobilização de água, em fase de criação de redes para levar água de qualidade e em quantidade à zona de Achada Baleia.
“Já temos o reservatório construído e, com a dessalinização de água para breve em Achada Baleia, vamos fazer a rede de distribuição que vai contemplar todos esses agricultores”, disse adiantando que todos os agricultores de Nossa Senhora da Luz já conhecem o projecto porque o mesmo foi socializado.
MJB/HF
Inforpress/fim