Instituto Camões e UE disponibilizam 48 bolsas para licenciatura e mestrado nas áreas da música e das artes cénicas

Cidade da Praia, 17 Jun (Inforpress) – O Instituto Camões e a União Europeia (UE) tem aberto um concurso para atribuição de 48 bolsas de estudos para licenciatura e mestrado nas áreas de musica e artes cénicas, informou a delegação da UE em Cabo Verde.

De acordo com a mesma fonte, as bolsas para 2019/20 estão disponibilizadas no âmbito do Programa Indicativo Multianual (Procultura) e são destinadas aos cidadãos e residentes dos Países Africanos de Língua Portuguesa e Timor-Leste (PALOP-TL).

O primeiro concurso, com 24 bolsas, decorre entre 14 de Junho e 4 de Julho, para candidatos a licenciatura, e entre 5 de Julho e 12 de Setembro, para candidatos a mestrado.

Procultura é uma acção do Programa Indicativo Multianual PALOP – Timor-Leste e União Europeia para 2014-20, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, IP e cofinanciada também pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Tem por objectivo contribuir para a criação de emprego em actividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste, entre 2019 e 2023, com orçamento de 19 milhões de euros.

A mesma é enquadrada pelos princípios do Consenso Europeu em matéria de desenvolvimento “O nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro”, nomeadamente, pelo reconhecimento de que a cultura favorece “a inclusão social, a liberdade de expressão, a formação da identidade, o empoderamento civil e a prevenção de conflitos”.

Enquadra-se ainda pela intenção da UE e dos seus Estados-membros de fomentar a economia e as políticas culturais quando estas contribuam para alcançar o desenvolvimento sustentável.

MJB/CP

Inforpress/fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos