INSP promove debate sobre saúde mental esta segunda-feira na Praia

Cidade da Praia, 10 Out (Inforpress) – O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) promove esta segunda-feira, 11, um debate intitulado “Saúde Mental e desigualdade em Saúde” para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, que se comemora hoje, 10 de Outubro.

De acordo com uma nota de imprensa, o referido seminário é promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), em parceria com a Direção Nacional de Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Este ano, conforme o comunicado, a Organização Mundial da Saúde escolheu o tema “Saúde Mental num Mundo Desigual”, para destacar que o acesso aos serviços de saúde mental permanece desigual, com 75 por cento (%) a 95% das pessoas com transtornos mentais em países de baixa e média renda, incapazes de acessar os serviços de saúde mental.

A nota realça que a pandemia da covid-19 destacou ainda mais os efeitos das desigualdades na saúde, mesmo em países de alta renda, informando que a falta de acesso aos serviços na região africana pode chegar a 95% nas áreas rurais e de difícil acesso de alguns países.

“A pandemia afetou e continuará a afectar pessoas de todas as idades e de muitas maneiras, através de infeções e doenças, por vezes resultando em morte e luto para os familiares, pelo impacto económico, com perda de empregos e dificuldade de acesso aos meios de subsistência, através do isolamento social e suas consequências na procura dos serviços de saúde e no seguimento das recomendações, como a toma regular dos medicamentos, entre outras”, lê-se na nota.

O INSP salientou que vários aspectos têm vindo a comprometer a resposta às necessidades de saúde mental, com destaque para a doença e morte de profissionais de saúde, bem como da população em geral.

A mesma fonte apontou ainda a reutilização do pessoal e serviços de saúde mental para a resposta à pandemia, o fornecimento desigual de equipamentos de proteção individual e outros suprimentos essenciais para garantir a prestação dos serviços de saúde mental.

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado a 10 de Outubro.

Este dia visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou sócio-económicas. Combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica é outro dos objetivos do dia.

Esta data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que a questão da saúde mental não é estritamente um problema de saúde.

CM/JMV
Inforpress/Fim.

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos