Inquérito de Conjuntura aos Agentes Económicos indica que o crescimento económico continua a acelerar

Praia, 29 Out (Inforpress) – O Inquérito de Conjuntura aos Agentes Económicos indicou que o ritmo de crescimento económico continua a acelerar no terceiro trimestre 2021, onde se registou o valor mais alto dos últimos seis trimestres consecutivos.

Em comunicado de imprensa, o Nacional de Estatísticas (INE) destacou que “o clima de negócios é favorável”, realçando que a nível do comércio em estabelecimentos, o indicador de confiança manteve a tendência ascendente dos últimos trimestres, situando-se acima da média da série, a conjuntura no sector é favorável.

Segundo a mesma fonte, no decorrer do terceiro trimestre de 2021, a rutura de stock e as dificuldades financeiras foram os principais constrangimentos do sector, apontado pelos inquiridos.

Na área do turismo, o mesmo comunicado aponta que no terceiro trimestre 2021, o indicador de confiança manteve a tendência ascendente dos últimos trimestres, registando o valor mais alto dos últimos seis trimestres consecutivos, “evoluindo positivamente face ao trimestre homólogo”.

Nesta área, as dificuldades apontadas pelos empresários foram as dificuldades financeiras e a insuficiência da procura.

Outro sector que apresentou conjuntura “favorável”, segundo o comunicado, foi a área da construção, onde o indicador contrariou a tendência descendente do último trimestre, situando-se agora acima da média da série, embora a falta de materiais e as dificuldades na obtenção de crédito são os principais constrangimentos apontados pelos investidores neste sector.

Quanto à área do comércio em feira, também manteve o indicador, e evoluiu “positivamente” em relação ao mesmo período do ano 2020.

Outros sectores que também apresentam “conjuntura favorável” apontados pelo comunicado são a indústria transformadora, e a área do transporte e serviços auxiliares aos transportes.

MC/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos