INIDA classifica como “desnecessária” a greve dos trabalhadores e acusa SISCAP de “intransigência”

Cidade da Praia, 23 Nov (Inforpress) – A presidente do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), Nora Silva, considerou hoje “desnecessária” a greve dos trabalhadores dado que “uma das duas reivindicações dos sindicatos já foi resolvida”.

Os trabalhadores do INIDA iniciaram quarta-feira, uma greve de três dias devido ao “não cumprimento do acordo”, por parte do instituto, da implementação do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) desde 2015 e publicação da lista de reforma antecipada.

Em conferência de imprensa, na cidade da Praia, Nora Silva garantiu que a lista de reforma antecipada já foi publicada e que a implementação do PCCS está em andamento.

“Há já uma proposta por uma equipa de consultores contratualizada pelo INIDA, que foi submetida para tramitação e aprovação”, informou Nora Silva, considerando que o sindicato representativo dos trabalhadores, o SISCAP, tem sido “intransigente”.

A responsável considerou que apesar de dispor de toda a informação e que mesmo com a mediação da Direcção Geral do Trabalho (DGT), o sindicato organizou mesmo assim esta grave sem entender sobre a necessidade dos serviços mínimos.

“O sindicato defende que o INIDA, tendo laboratório com animais vivos, experimentações importantes em curso e com unidades de propagação de plantas que precisam de cuidados permanentes, deixa tudo a perder por causa da greve”, precisou.

Entretanto, Nora Silva disse entender a “ansiedade ” dos colaboradores em relação ao PCCS, uma vez que o documento já foi implementado no Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG), que é também tutelado pelo Ministério da Agricultura e Ambiente.

Para concluir, defendeu que o INIDA, “ao contrário do SISCAP”, está a defender o interesse dos trabalhadores.

“Este sindicato está a organizar esta greve por razões outras que não a defesa dos interesses dos trabalhadores”, pontificou.

OM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos