Inforpress participa em Rabat na VII Assembleia Geral da FAAPA

Cidade da Praia, 22 Jan (Inforpress) – A Inforpress representada pelo seu administrador único, Hamilton Jair Fernandes, participa na VII Assembleia Geral da Federação Atlântica das Agências de Notícias Africanas (FAAPA), que decorre hoje e amanhã, 23, em Rabat, Marrocos.

O evento, que conta com a participação de todos os gestores e directores executivos das agências de notícias africanas pertencentes à FAAPA acontece sob o tema “Informação africana: um grande desafio à soberania” e visa explorar formas de reforçar a soberania africana através de informações e iniciativas dinâmicas ao longo da costa atlântica.

Neste âmbito, a FAAPA realça que a defesa da soberania da informação africana é um desafio para todos os meios de comunicação social da região, especialmente para as agências e imprensa nacionais, que são instadas a desenvolver o seu discurso midiático e a adaptá-lo, tanto individual como colectivamente, para destacar as especificidades africanas na sua diversidade cultural, política e económica.

Cabo Verde, representado na Assembleia Geral pela Inforpress, considera “importante” a sua participação, uma vez que pode partilhar “as boas práticas enquanto agência e reafirmar o engajamento no processo de desenvolvimento do continente africano e na consolidação da democracia enquanto processo dinâmico, através da disseminação da informação e do conhecimento”.

“Cabo Verde através da Inforpress é um dos países fundadores da FAAPA, que sempre acompanhou o crescimento do sector da comunicação social na região, reformando esse compromisso, num contexto global dominado pelas redes sociais e pela proliferação dos fake news”, disse o administrador único da Inforpress.

Com a participação neste encontro a Inforpress, conforme Hamilton Jair Fernandes, pretende desenvolver uma nova parceria com a FAAPA, levando em carteira projectos no âmbito formativo e a partilha do Plano de Negócios da agência cabo-verdiana, como instrumento de gestão fundamental para a autonomização financeira e institucional.

“A nível bilateral temos agendado alguns encontros com entidades homólogas, nomeadamente a Agência de Notícias do Senegal, com o propósito de estreitar as relações de cooperação no domínio de partilha de informações noticiosas, considerando a vasta diáspora cabo-verdiana”, disse.

Com a Agência Marroquina de Notícias, acrescentou, a Inforpress quer conseguir financiamento de projectos formativos e para capacitação dos profissionais.

Ainda segundo o administrador único da Inforpress, está previsto encontro com a Agência de Notícias da Nigéria, já que a intenção é criar um correspondente junto da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), para os próximos anos.

“Por fim o retomar das acções previstas no protocolo assinado com a Agência de Notícias da Guiné Bissau, abarcando várias áreas, entre as quais a capacitação”, explicou, justificando a participação da Inforpress e a agenda de trabalho em paralelo à VII Assembleia Geral da FAAPA.

A VII Assembleia Geral da FAAPA será ainda marcada pela cerimónia de entrega do grande prémio da FAAPA 2022 de melhor artigo, melhor foto e melhor vídeo.

A FAAPA, criada em 2014, com sede em Rabat, capital do Reino de Marrocos, tem como missão promover a cooperação e troca de experiências entre as agências de notícias em diferentes áreas de interesse comum, desenvolvendo uma parceria estratégica entre as mesmas, relações profissionais e circulação de informação em África.

A Federação Atlântica das Agências de Imprensa Africanas (FAAPA) é uma plataforma profissional que reúne cerca de 30 agências de imprensa e membros observadores.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos