Ilha do Sal: Um grupo de 80 atletas de bilhar e snooker disputa Torneio Challenge 9

Espargos, 26 Nov (Inforpress) – Amantes de bilhar e ‘snooker’, no Sal, participam no Torneio Challenge 9, cuja abertura oficial acontece este sábado no salão do Clube do Académico, com a participação de 80 atletas, distribuídos em 11 espaços onde decorrerá a competição.

Fomentado pela Associação de promoção e desenvolvimento das modalidades de Bilhar e ‘Snooker’ a nível de Cabo Verde, Sal-Pool Masters, a competição decorrerá ao longo dos próximos dias em Espargos, Palmeira e Santa Maria, em 11 espaços que disponibilizam mesas de jogo, inscritos na competição.

Segundo Aldirley Gomes, um dos membros da Sal Pool Masters, conseguiram para esta competição “um recorde de inscrições”, tendo chegado já a 80 atletas inscritos, tanto do sexo masculino como feminino.

“Esta modalidade, nas disciplinas de Pool está parcialmente disseminada em Cabo Verde, particularmente na ilha do Sal desde a década de 90, sendo que a de snooker esteve sempre restrito aos estabelecimentos hoteleiros, nomeadamente o Hotel Morabeza”, explicou.

Referiu que, esta é, no entanto, a primeira vez que se mobiliza para organizar a modalidade desportiva nos mesmos moldes que as outras associações e federações, sejam regionais, sejam nacionais.

“Os desportos de bilhar e snooker têm todas as condições de ser um desporto oficial e federado em Cabo Verde. Esta modalidade desportiva é mais uma ferramenta de promoção do País e de abertura de Cabo Verde e da ilha do Sal para o mundo”, frisou Aldirley Gomes.

Fazendo esta leitura, a mesma fonte acredita que uma ilha com capacidade para receber campeonatos e eventos mundiais nomeadamente de Kitesurf, Windsurf e os Jogos Africanos de Praia, “tem certamente capacidade” para receber torneios e competições internacionais nas modalidades de bilhar e snooker, com “todas as vantagens e potencialidades” inerentes.

Aldirley Gomes concluiu sublinhando que SAL – Pool Masters e Pool Masters de Cabo Verde, é uma “realidade incontornável”, tendo sido já convidados a participar em Março de 2022, numa “importante competição africana” de Pool – Blackball, que trará, conforme anunciou, “uma grande” exposição nacional à modalidade.

Enunciou ainda, que os Jogos Olímpicos de Paris em 2024 poderão acolher as modalidades de bilhar e snooker, competição para a qual, está-se a trabalhar os atletas cabo-verdianos para perseguirem uma qualificação.

“A nível local, para além do Challenge 9, já estão alinhadas mais importantes competições: Taça Espargos 2021, Classic 8, Play for Nature e “Double Pool, importantes competições que irão implementar o ranking nacional das modalidades de bilhar e snooker”, precisou.

SC/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos