Ilha do Sal: Técnicos da autarquia reforçam competências em gestão de processos (c/áudio)

Espargos, 30 Set. (Inforpress) – Os técnicos de diferentes serviços da Câmara Municipal do Sal reforçam competências em gestão de processos, durante uma formação que inicia hoje, dotando-os de instrumentos de gestão visando uma cultura de “excelência e qualidade” nas instituições.

Esta formação que se insere no quadro do Projecto “Promover a melhoria organizacional em instituições económicas para facilitar a reforma do ambiente de negócios em Cabo Verde: Implementação da Estrutura Comum de Avaliação (CAF)”, na ilha do Sal envolve 18 formandos, todos técnicos da autarquia.

Executado pelo Governo de Cabo Verde através do Ministério das Finanças, financiado pela União Europeia (UE), e com a assistência técnica da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI), esta acção formativa decorrerá durante três dias na Biblioteca Municipal Jorge Barbosa, nos Espargos.

Demétrio Rendall, assistente do projecto CAF nas Nações Unidas, explica em declarações à Inforpress que esta formação irá permitir os formandos efectuar o mapeamento, análise e melhorias de processos para que sejam mais eficazes, eficientes e económicas na prestação de serviços aos cidadãos/empresas clientes.

Para ser mais claro, concretizou, que durante os três dias vão aprender como fazer a gestão de processos, quando começa e como termina um processo na instituição.

“A implementação do projecto CAF iniciou no ano passado, e encontra-se na sua última fase que é a implementação do Plano de Melhoria. Assim, esta formação é enquadrada nessa melhoria, e uma das melhorias identificadas prende-se com a gestão de processos. Depois temos um consultor que vai ajudar as instituições a fazerem a avaliação, mapearem os processos”, explicou.

A começar no Sal, a primeira fase de formação prevê a participação de mais de 50 técnicos da Administração Pública, em três sessões, cada uma a seu tempo, isto é, a segunda sessão terá lugar 09, 10 e 11, enquanto a terceira decorrerá durante os dias 23, 24 e 25 de Outubro, todas na cidade da Praia.

A Direcção Geral das Alfândegas, a Direcção Geral de Contribuintes e Impostos, a Direcção Nacional de Administração Pública, a Direcção Nacional de Indústria, Comércio e Energia, o Registo Notariado de Identificação, a Câmara Municipal da Praia, a Câmara Municipal do Sal são as instituições que irão participar nestas formações.

A CAF é um modelo de autoavaliação da Qualidade desenvolvida pela União Europeia, “como fruto” da evolução do Modelo EFQM (European Foundation for Quality Management), que mede o desempenho na Administração Pública, através do qual uma organização procede a um diagnóstico das suas actividades e resultados com base em evidências.

SC/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos